Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48751

Compartilhe esta página

Título: Fatores imunológicos e genéticos envolvidos na reconstituição de linfócitos T CD4+ de pacientes HIV-positivo em terapia antirretroviral
Autor(es): SILVA, Wlisses Hernrique Veloso de Carvalho da
Palavras-chave: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Imunologia; Polimorfismo (Genética)
Data do documento: 18-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Wlisses Hernrique Veloso de Carvalho da. Fatores imunológicos e genéticos envolvidos na reconstituição de linfócitos T CD4+ de pacientes HIV-positivo em terapia antirretroviral. 2022. Tese (Doutorado em Biologia Aplicada à Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A atual terapia antirretroviral (ART) tem revolucionado o tratamento contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) por suprimir ao máximo a replicação viral, reduzir as taxas de transmissões e de progressão da doença, e melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes. Todavia, apesar da eficácia da ART, 15-30% dos pacientes HIV-positivos apresentam deficiência na reconstituição de linfócitos T CD4+, mesmo em supressão viral, sendo definidos como não-respondedores imunológicos (INR). Essa deficiência na recuperação imunológica tem sido descrita como uma condição multifatorial, mas ainda não está claro quais mecanismos determinam precisamente essa condição. Sendo assim, o presente estudo objetivou avaliar o perfil imunológico fenotípico dos pacientes HIV-positivos submetidos à ART e investigar alterações genéticas (por genotipagem e/ou revisão da literatura) em genes do sistema imune desses indivíduos. Foi realizada uma revisão da literatura em editorial acerca de fatores genéticos envolvidos na produção, ativação, proliferação e nos mecanismos de morte celular dos linfócitos T CD4+ durante ART. Análises de imunofenotipagem e de genotipagem (para os polimorfismos SDF1-3’A e CCR5∆32) foram realizadas em amostras de pacientes HIV-positivos sob ART com prolongada supressão da carga viral. Eles foram classificados em dois grupos (respondedores imunológicos – IR e não-respondedores imunológicos – INR) de acordo com as mudanças na contagem de células T CD4+. Dados sociodemográficos e clínicos também foram avaliados a partir dos prontuários médicos. Heterozigose para o alelo CCR5∆32, sexo masculino, contagem baixa de células T CD4+ pré-tratamento que se manteve reduzida mesmo após início da ART, baixa razão CD4/CD8, níveis reduzidos de células T CD4+ recentes emigradas do timo (RTE) (CD45RA+CD31+) e naïve (CD45RA+CD62L+), altos níveis de células T CD4+ de memória efetora (CD45RA- CD62L-) e níveis elevados de morte celular por piroptose em linfócitos T CD4+ RTE (CD31+FLICA-Caspase1+) foram mais frequentes nos INR que nos IR, sendo estatisticamente associados com a deficiência na recuperação imunológica. Esses resultados evidenciam alguns dos fatores genéticos e imunológicos determinantes envolvidos na reconstituição imune dos pacientes HIV-positivos em ART.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48751
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia Aplicada à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Wlisses Henrique Veloso de Carvalho.pdf10,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons