Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48820

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSOUZA, Felipe Santana de-
dc.date.accessioned2023-01-30T12:26:39Z-
dc.date.available2023-01-30T12:26:39Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48820-
dc.description.abstractOs escorpiões estão entre os animais peçonhentos com hábitos siantrópicos que mais causam acidentes em países tropicais. Desta forma, sabemos que a mistificação pelo medo e falta de conhecimento cientifico estão presentes em boa parte da sociedade. Entendendo que esses aracnídeos também apresentam grande importância nos estudos das ciências naturais pela sua importância ecológica e biotecnológica. O presente trabalho propõe a ampliar os conhecimentos sobre esses seres, a partir da abordagem das Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem sobre escorpiões no ensino fundamental II (6° e 7° ano). A partir de uma revisão sistemática da literatura e análise do conteúdo sobre esses animais nos livros didáticos de ciências aprovados no PNLD 2020, o recurso foi desenvolvido, abordando os temas menos destacados, porém de grande relevância para o desenvolvimento crítico dos estudantes. Produzido em forma de um HQ, utilizando ferramentas tecnológicas, como a Microsoft Office Word, abordados assuntos como a biologia, ecologia, importância médica, tratamentos, distribuição geográfica, escorpionismo e etc. A partir das discussões e reflexões estabelecidas sobre a importância desse tema, propõem-se então uma HQ como ferramenta pedagógica, sendo um recurso complementar para ser utilizado no ensino fundamental II (6° e 7° ano). Considerando uma ferramenta de caráter lúdico, acreditamos que possibilite aos educadores novas perspectivas sobre os escorpiões, enquanto desenvolvem a formação crítica e autonomia do estudante.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectArtrópodespt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleHQ como ferramenta pedagógica: vamos falar sobre escorpiões?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Meykson Alexandre da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2877074657888418pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxScorpions are among the venomous animals with siantropic habits that cause more accidents in tropical countries. In this way, we know that mystification by fear and lack of scientific knowledge are present in a good part of society. Understanding that these arachnids also have great importance in the studies of natural sciences for their ecological and biotechnological importance. The present work proposes to expand the knowledge about these beings, from the approach of Comics as a pedagogical tool for teaching and learning about scorpions in elementary school II (6th and 7th grade). Based on a systematic review of the literature and content analysis on these animals in science textbooks approved in the PNLD 2020, the resource was developed, addressing the less prominent themes, but of great relevance for the critical development of students. Produced in the form of a HQ, using technological tools, such as Microsoft Office Word, topics such as biology, ecology, medical importance, treatments, geographic distribution, scorpionism and etc. Based on the discussions and reflections established on the importance of this theme, a comic book is then proposed as a pedagogical tool, being a complementary resource to be used in elementary school II (6th and 7th grade). Considering a playful tool, we believe that it allows educators new perspectives on scorpions, while developing critical training and student autonomy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0372968559339764pt_BR
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Souza, Felipe Santana de (1).pdf984,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons