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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48839
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Juliana Souza | - |
dc.contributor.author | PAIXÃO, Analiane Fernanda dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T16:30:05Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T16:30:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48839 | - |
dc.description.abstract | Estudos apontam um consumo expressivo de alimentos ultraprocessados entre os escolares, principalmente durante os lanches. Tendo em vista as transformações ocorridas durante a infância, se torna importante a elaboração de ações de EAN em âmbito escolar, visando a construção de conhecimentos, a fim de desenvolver o senso crítico sobre a alimentação e favorecer a promoção da alimentação saudável e sustentável. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi elaborar um material didático com abordagem no sistema alimentar e agricultura orgânica, destinado a escolares do Ensino Fundamental I. Para isto, o processo de elaboração foi realizado em seis etapas, inicialmente foi feito a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que determina quais são as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas nas escolas. Em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica através de buscas no Google e nos indexadores Scielo, Pubmed e Lilacs, onde foram selecionados 17 arquivos para compor os materiais bases para a elaboração dos textos e, por fim, foi desenvolvida a etapa de criação do design, através do programa de edição de imagens Adobe Photoshop®. Em sua estrutura pedagógica são apresentados 6 capítulos, subdivididos em 19 tópicos, com ordem definida de acordo com a sequência lógica dos temas, onde cada assunto complementa o próximo. Com isto, sendo a escola um dos espaços que contribuem para a formação do ser humano, espera-se que o material didático possa ser utilizado como ferramenta de EAN e que colabore com o desenvolvimento de uma análise e compreensão crítica dos alunos acerca das temáticas sobre o sistema alimentar, de maneira a promover escolhas alimentares conscientes, saudáveis e sustentáveis para todos, incluindo agricultores, consumidores e ambiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Segurança alimentar | pt_BR |
dc.subject | Agricultura orgânica | pt_BR |
dc.subject | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.title | Material didático pedagógico digital: ferramenta de educação alimentar e nutricional para abordar o sistema alimentar e agricultura orgânica com escolares | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6294708400232005 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Studies point to a significant consumption of ultra-processed foods among schoolchildren, especially during snacks. In view of the changes that occurred during childhood, it is important to develop EAN actions in the school environment, aiming at the construction of knowledge, in order to develop a critical sense about food and promote the promotion of healthy and sustainable eating. In this sense, the objective of the work was to elaborate a didactic material with an approach in the food system and organic agriculture, intended for elementary school students. For this, the elaboration process was carried out in six stages, initially the analysis of the National Database Curricular Common (BNCC), normative document that determines which are the essential learning to be developed in schools. Then, a bibliographic review was carried out through Google searches and in the Scielo, Pubmed and Lilacs indexes, where 17 files were selected to compose the base materials for the elaboration of the texts and, finally, the design creation stage was developed. , through the image editing program Adobe Photoshop®. In its pedagogical structure, 6 chapters are presented, subdivided into 19 topics, with a defined order according to the logical sequence of the themes, where each subject complements the next. With this, being the school one of the spaces that contribute to the formation of the human being, it is expected that the didactic material can be used as an EAN tool and that it collaborates with the development of an analysis and critical understanding of the students about the themes on the food system in ways that promote conscious, healthy and sustainable food choices for all, including farmers, consumers and the environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Nutrição | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Nutrição |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Paixão, Analiane Fernanda dos Santos.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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