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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48839

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Título: Material didático pedagógico digital: ferramenta de educação alimentar e nutricional para abordar o sistema alimentar e agricultura orgânica com escolares
Autor(es): PAIXÃO, Analiane Fernanda dos Santos
Palavras-chave: Segurança alimentar; Agricultura orgânica; Educação alimentar e nutricional; Materiais de ensino
Data do documento: 16-Mai-2022
Abstract: Estudos apontam um consumo expressivo de alimentos ultraprocessados entre os escolares, principalmente durante os lanches. Tendo em vista as transformações ocorridas durante a infância, se torna importante a elaboração de ações de EAN em âmbito escolar, visando a construção de conhecimentos, a fim de desenvolver o senso crítico sobre a alimentação e favorecer a promoção da alimentação saudável e sustentável. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi elaborar um material didático com abordagem no sistema alimentar e agricultura orgânica, destinado a escolares do Ensino Fundamental I. Para isto, o processo de elaboração foi realizado em seis etapas, inicialmente foi feito a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que determina quais são as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas nas escolas. Em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica através de buscas no Google e nos indexadores Scielo, Pubmed e Lilacs, onde foram selecionados 17 arquivos para compor os materiais bases para a elaboração dos textos e, por fim, foi desenvolvida a etapa de criação do design, através do programa de edição de imagens Adobe Photoshop®. Em sua estrutura pedagógica são apresentados 6 capítulos, subdivididos em 19 tópicos, com ordem definida de acordo com a sequência lógica dos temas, onde cada assunto complementa o próximo. Com isto, sendo a escola um dos espaços que contribuem para a formação do ser humano, espera-se que o material didático possa ser utilizado como ferramenta de EAN e que colabore com o desenvolvimento de uma análise e compreensão crítica dos alunos acerca das temáticas sobre o sistema alimentar, de maneira a promover escolhas alimentares conscientes, saudáveis e sustentáveis para todos, incluindo agricultores, consumidores e ambiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48839
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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