Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48876

Compartilhe esta página

Título: A revista Nova Escola : uma pedagogia cultural na formação continuada de professores/as das classes multisseriadas do campo
Autor(es): CAMILO, Marcilene Santana da Silva
Palavras-chave: Classes multisseriadas; Formação continuada; Educação do campo; Revista nova escola; Pedagogia cultural
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAMILO, Marcilene Santana da Silva. A revista Nova Escola: uma pedagogia cultural na formação continuada de professores/as das classes multisseriadas do campo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente dissertação produzida no Núcleo de Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas, do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, tem como objeto teórico de estudo a formação continuada de professores/as das classes multisseriadas do campo, no discurso midiático da Revista Nova Escola. Consideramos que para além das formações continuadas, ofertadas por meio de programas municipais de educação, estaduais ou nacionais, a mídia também se apresenta como um elemento formativo. Há que se reconhecer a necessária análise dos enunciados que estão disponibilizados e postos em circulação pelas mídias e que chegam nas classes multisseriadas sobre como deve ser a Educação do Campo. O objetivo geral da pesquisa é compreender como os discursos veiculados pela Revista Nova Escola sobre a Educação do Campo estão implicados na formação continuada de professores/as das classes multisseriadas do campo, e como objetivos específicos: identificar nos enunciados da Revista Nova Escola os temas/problemas da Educação do Campo; analisar como nos enunciados da Revista Nova Escola os saberes da cultura campesina são abordados; identificar e registrar a partir da análise da coexistência discursiva as dinâmicas de poder envolvidas nos enunciados sobre campo, Educação do Campo, professor/a e escola. A abordagem qualitativa da pesquisa tem como estratégia analítica o uso de elementos da Análise Cultural e da Análise do Discurso de inspiração foucaultiana, sob as quais analisamos imagens e textos em sua função enunciativa e nos aspectos da posição dos/as sujeitos/as. O corpus analítico foi composto pelos enunciados presentes na Revista Nova Escola no período de 2013 a 2019, totalizando 15 enunciados. A análise do nosso corpus nos permitiu perceber, que interdiscursivamente, a Revista Nova Escola implica na formação continuada dos/as professores/as das classes multisseriadas do campo, uma vez que aborda saberes referentes à cultura campesina, destaca a interligação entre os saberes culturais e curriculares, ao mesmo tempo, hierarquiza cidade/campo, instala a dúvida em torno da capacidade cognitiva dos sujeitos do campo, cria um padrão de referência de prática pedagógica através de “dicas/aconselhamento” e da premiação do/a professor/a modelo, posicionando o tipo de professor/a para as classes multisseriadas do campo.
Descrição: CAMILO, Marcilene Santana da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Marcilene Santana da.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48876
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcilene Santana da Silva Camilo.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons