Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48910

Comparte esta pagina

Título : O RPG (Role Playing Game) como ferramenta didática no ensino superior de química orgânica : contribuições e estudos do jogo “Last Chance of Earth”
Autor : HOLANDA, Flávio Vinícius Viana de
Palabras clave : RPG (Jogos de fantasia); Jogos no ensino de química; Imaginação ativa; Química - Estudo e ensino (Ensino superior); Química Orgânica
Fecha de publicación : 22-dic-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : HOLANDA, Flávio Vinícius Viana de. O RPG (Role Playing Game) como ferramenta didática no ensino superior de química orgânica: contribuições e estudos do jogo “Last Chance of Earth”. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Percebe-se pela análise de diversos autores da educação que a força motriz do ensino e aprendizagem se tornou o interesse dos estudantes, por isso, os professores buscaram por diferentes ferramentas. Assim, surgem os jogos educativos formais com a tarefa de vindicar o interesse destes estudantes para a aprendizagem. Tendo isto em vista, o modelo de jogos de RPG (Role Playing Games) constrói-se com uma base teórica abrangente e confirmatória para o desenvolvimento de conceitos e habilidades requeridas no ensino, que às vezes não são alcançadas tradicionalmente. Esta pesquisa teve como objetivo utilizar uma aventura de RPG que servisse como problematização do conhecimento químico orgânico para alcançar o seu objetivo principal. Sendo assim, foi aplicado a aventura de RPG, analisado a percepção dos estudantes no ensino superior sobre conceitos de química orgânica problematizados no jogo sob a ótica do “looping imaginário”, no qual foi investigado e categorizado a partir das falas dos estudantes, expostos na aventura de RPG. Para alcançar estes objetivos, a pesquisa foi centrada em estudantes do ensino superior de química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Nos procedimentos metodológicos apresentou-se o RPG Last Chance of Earth esquematizado sem testes prévios. Em linhas gerais, o jogo aborda um cenário pós-apocalíptico e distópico, onde a humanidade perece diante de um vírus que transforma e mata as pessoas. Nesse contexto, um grupo de pessoas é levado a um cenário onde precisam enfrentar desafios a fim de encontrar a cura para o vírus, o que representaria a salvação para a Terra, sua última chance. Alguns dos desafios propostos abordam conceitos vistos em aulas de Química Orgânica, como os ácidos carboxílicos e as aminas. Outros desafios versam sobre conflitos, confrontos característicos de um jogo desse tipo, onde a sorte é decidida nos dados. A pesquisa foi feita a partir da abordagem qualitativa e exploratória, utilizamos de procedimentos técnicos do Estudo de Caso para o desenvolvimento/descobrimento de dados envolvendo o RPG Last Chance of Earth. Então, após a aplicação do jogo, foi realizada a análise do conteúdo (em sua função heurística) das contribuições, nos processos imaginativos, sobre a contextualização do conceito químico em RPGs. Sendo possível observar potenciais curvas de movimentos dos loopings imaginários (características da aprendizagem) dos jogadores, a partir de diálogos entre eles e com o mestre. Incorporado assim ao universo de ferramentas didáticas e validando a utilização dos RPGs como tais ferramentas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48910
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Flávio Vinícius Viana de Holanda.pdf2,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons