Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48917

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBORBA, Anna Karla de Oliveira Tito-
dc.contributor.authorCOSTA, Isabela Catarina Leão da-
dc.date.accessioned2023-02-02T16:30:38Z-
dc.date.available2023-02-02T16:30:38Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.citationCOSTA, Isabela Catarina Leão da. Letramento nutricional e fatores associados em idosos com diabetes. 2022. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48917-
dc.description.abstractO conhecimento das informações sobre o diabetes é de grande impacto para a manutenção da saúde e retardo do surgimento de complicações. O Letramento Nutricional consiste na capacidade de obter, processar e compreender as informações sobre nutrição. O objetivo deste trabalho é analisar o letramento nutricional e os fatores associados em idosos com diabetes mellitus. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem analítica, desenvolvido no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFPE, com 135 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos e diagnóstico de Diabetes tipo 2. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2021, por meio de um instrumento semiestruturado, composto por variáveis sociodemográficas, clínicas, antropométricas e Letramento Nutricional. Para avaliação das variáveis que interferem no LN foi utilizado o teste de qui-quadrado e teste Exato de Fisher. Na avaliação do risco para letramento inadequado, utilizado o modelo de Poisson, com nível de significância de 5%. O teste de Wald foi utilizado na comparação dos riscos de letramento inadequado. Em todas as análises utilizou-se nível de significância de 5% e intervalos de confiança de 95%. O letramento nutricional inadequado foi prevalente (63%), com destaque para o sexo masculino (73,2%), tempo de escolaridade inferior a 8 anos de estudo (69,2%). O tempo de diagnóstico de diabetes foi superior a 10 anos (53,3%), com média de 185 meses (DP=152). O letramento nutricional inadequado esteve associado ao maior tempo de diagnóstico e menor escolaridade. Faz-se necessário o desenvolvimento de ações educativas voltadas à nutrição, com metodologias ativas a fim de ampliar a compreensão do público sobre a temática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização em Saúdept_BR
dc.subjectLetramento Nutricionalpt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.titleLetramento nutricional e fatores associados em idosos com diabetespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMARQUES, Ana Paula de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9901161073252352pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6979056438669077pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gerontologiapt_BR
dc.description.abstractxKnowledge of information about diabetes has a great impact on maintaining health and delaying the onset of complications. Nutritional Literacy consists of the ability to obtain, process and understand information about nutrition. The aim of this study is to analyze nutritional literacy and associated factors in elderly people with diabetes mellitus. Cross-sectional study, with an analytical approach, developed at the Endocrinology Outpatient Clinic of the Hospital das Clínicas da UFPE, with 135 individuals aged 60 years or older and diagnosed with Type 2 Diabetes. Data collection took place from October to December 2021, through a semi-structured instrument, composed of sociodemographic, clinical, anthropometric and Nutritional Literacy variables. To evaluate the variables that interfere with the LN, the chi-square test and Fisher's exact test were used. In assessing the risk for inadequate literacy, the Poisson model was used, with a significance level of 5%. The Wald test was used to compare the risks of inadequate literacy. In all analyses, a significance level of 5% and confidence intervals of 95% were used. Inadequate nutritional literacy was prevalent (63%), with emphasis on males (73.2%), with less than 8 years of schooling (69.2%). The time since diagnosis of diabetes was more than 10 years (53.3%), with an average of 185 months (SD=152). Inadequate nutritional literacy was associated with longer time since diagnosis and lower education. It is necessary to develop educational activities focused on nutrition, with active methodologies in order to broaden the public's understanding of the subject.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3382322676433312pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gerontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isabela Catarina Leão da Costa.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons