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Título : Letramento nutricional e fatores associados em idosos com diabetes
Autor : COSTA, Isabela Catarina Leão da
Palabras clave : Alfabetização em Saúde; Letramento Nutricional; Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Idoso
Fecha de publicación : 5-ago-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Isabela Catarina Leão da. Letramento nutricional e fatores associados em idosos com diabetes. 2022. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O conhecimento das informações sobre o diabetes é de grande impacto para a manutenção da saúde e retardo do surgimento de complicações. O Letramento Nutricional consiste na capacidade de obter, processar e compreender as informações sobre nutrição. O objetivo deste trabalho é analisar o letramento nutricional e os fatores associados em idosos com diabetes mellitus. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem analítica, desenvolvido no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFPE, com 135 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos e diagnóstico de Diabetes tipo 2. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2021, por meio de um instrumento semiestruturado, composto por variáveis sociodemográficas, clínicas, antropométricas e Letramento Nutricional. Para avaliação das variáveis que interferem no LN foi utilizado o teste de qui-quadrado e teste Exato de Fisher. Na avaliação do risco para letramento inadequado, utilizado o modelo de Poisson, com nível de significância de 5%. O teste de Wald foi utilizado na comparação dos riscos de letramento inadequado. Em todas as análises utilizou-se nível de significância de 5% e intervalos de confiança de 95%. O letramento nutricional inadequado foi prevalente (63%), com destaque para o sexo masculino (73,2%), tempo de escolaridade inferior a 8 anos de estudo (69,2%). O tempo de diagnóstico de diabetes foi superior a 10 anos (53,3%), com média de 185 meses (DP=152). O letramento nutricional inadequado esteve associado ao maior tempo de diagnóstico e menor escolaridade. Faz-se necessário o desenvolvimento de ações educativas voltadas à nutrição, com metodologias ativas a fim de ampliar a compreensão do público sobre a temática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48917
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gerontologia

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