Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48991

Compartilhe esta página

Título: Manutenção centrada em confiabilidade em equipamentos de infraestrutura hospitalar
Autor(es): SILVA, Karen Nascimento da
Palavras-chave: Engenharia mecânica; Estratégia de manutenção; Manutenção baseada em confiabilidade; Síndrome do Edifício Doente; Climatização
Data do documento: 27-Ago-2021
Citação: SILVA, Karen Nascimento da. Manutenção centrada em confiabilidade em equipamentos de infraestrutura hospitalar. 2021. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A climatização surge da necessidade de oferecer conforto às pessoas e condições ambientais específicas a processos e equipamentos. A qualidade do ar no interior das edificações influencia diretamente a saúde dos seus ocupantes, o que foi reconhecido pela Portaria no 3.523 do Ministério da Saúde (BRASIL,1998). A contaminação do ar interior é um dos fatores que reduz a expectativa de vida. Em função do grau de sujidade nos equipamentos e dutos do sistema de ar condicionado poderá surgir a bactéria Legionella pneumophila, a qual poderá comprometer a saúde dos ocupantes da edificação. Em 1982 a Organização Mundial de Saúde reconheceu o termo Síndrome do Edifício Doente. Foi observado que NBR 13971 (2014) não estabelece intervalos para as atividades periódicas de manutenção do sistema de climatização, ficando esta decisão para o profissional habilitado pela manutenção do sistema. O objetivo do presente estudo é a utilização da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) para identificar as estratégias de manutenção mais adequadas ao tratamento de ar do sistema de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) hospitalar, tendo como objeto de estudo a Unidade de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para atender aos objetivos do presente estudo, foi adotada a metodologia proposta por Moubray (1997). Baseado nos modos de falha e seus efeitos sobre as funções requeridas dos componentes do sistema de climatização, foi proposto um planejamento de manutenção preventiva e preditiva para evitar a ocorrência da falha.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48991
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAREN NASCIMENTO DA SILVA.pdf579,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons