Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49048
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WILLMERSDORF, Ramiro Brito | - |
dc.contributor.author | DOHERTY, Rafael Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T14:12:20Z | - |
dc.date.available | 2023-02-10T14:12:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-08 | - |
dc.identifier.citation | DOHERTY, Rafael Vieira. Análise estrutural de impacto frontal de um veículo Baja SAE pilotado através do método dos elementos finitos via dinâmica explícita. 2021. 131 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49048 | - |
dc.description.abstract | Os acidentes de trânsito são um grande problema social e econômico atualmente, estando entre as maiores causas de morte no mundo e trazendo altos custos com saúde, indenizações e previdências. Com isso, a avaliação do comportamento dinâmico dos veículos durante colisões é de suma importância para possibilitar a pesquisa e desenvolvimento de produtos mais seguros. Nesse sentido, este trabalho consiste no desenvolvimento de uma análise estrutural de impacto frontal de um protótipo da categoria Baja SAE da Equipe Mangue Baja (UFPE) através do método dos elementos finitos via dinâmica explícita. Inicialmente, foi realizada a preparação e limpeza da geometria e geração da malha computacional do modelo numérico, utilizando o Space Claim e Ansys Meshing. Na sequência, foi realizado o setup e solução da simulação utilizando o Ansys Mechanical, LS-PrePost e Ls-Dyna, embasado no procedimento de testes para impacto frontal do programa europeu de segurança automotiva, onde foram consideradas todas as não linearidades (geométricas, materiais e contatos), velocidade inicial, critérios de falha de Johnson-Cook, modelo Dummy, cinto de segurança, entre outras informações relevantes. Por fim, foi realizado o pós processamento dos resultados do veículo e piloto através do LS-PrePost. Foi avaliado que a integridade do habitáculo do piloto e tanque de combustível são preservados, contudo, alguns componentes do veículo falham com o impacto. Ademais, seguindo o protocolo de avaliação para adultos do programa europeu de segurança automotiva, foi analisado que os limites críticos dos critérios de lesões ao piloto na cabeça, pescoço e tórax são ultrapassados, com exceção de lesões nas pernas que fica dentro de valores aceitáveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 131p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Impacto frontal | pt_BR |
dc.subject | Análise por Elementos Finitos (FEA) | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica explícita | pt_BR |
dc.subject | EURO NCAP | pt_BR |
dc.subject | Baja SAE | pt_BR |
dc.title | Análise estrutural de impacto frontal de um veículo Baja SAE pilotado através do método dos elementos finitos via dinâmica explícita | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1698381139825754 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8965627710203749 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Motor vehicle traffic accidents are a major social and economic issue today, being among the biggest causes of death in the world and bringing high costs with healthcare, indemnities and pensions. Thus, the evaluation of the dynamic behavior of vehicles during collisions is extremely important to enable the research and development of safer products. In this sense, this work consists in the development of a frontal impact structural analysis of a Baja SAE category prototype from the Mangue Baja Team (UFPE) through the finite element method using explicit dynamics. Initially, the geometry preparation and computational mesh generation of the numerical model was performed, using Space Claim and Ansys Meshing. Afterwards, the setup and solution were done using Ansys Mechanical, LS-PrePost and Ls-Dyna, based on the full width frontal impact testing protocol from Euro NCAP, where all non-linearities (geometric, materials and contacts), initial speed, Johnson-Cook failure criteria, Dummy model, seat belt, among other relevant information were considered. Finally, the post-processing of the vehicle and driver results was performed using LS-PrePost. It was found that the integrity of the driver’s cabin and fuel tank is preserved, however, some vehicle components fail on impact. Furthermore, following the assessment protocol for adults from Euro NCAP, it was evaluated that the critical limits of the injury criterias for the driver in the head, neck and chest were exceeded, with the exception to the legs, which are within acceptable values for the injury criterias. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAFAEL VIEIRA DOHERTY.pdf | 6,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons