Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49052

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTILHO, Cláudio Jorge Moura de-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Karoline de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-02-10T14:52:53Z-
dc.date.available2023-02-10T14:52:53Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2022-12-30-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Karoline de Carvalho. Movimentos Sociais Urbanos e Ensino de Geografia: Relações entre o associativismo de bairro e a vulnerabilidade social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49052-
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo explorar no ensino da geografia os aspectos das contradições sociais urbanas por meio das relações entre o associativismo de bairro e a vulnerabilidade social, de modo a contribuir para o desenvolvimento crítico-reflexivo dos/as alunos/as a partir da realidade em que estes sujeitos estão inseridos/as. Para tanto, foi efetuado o levantamento de literatura sobre movimentos sociais urbanos, vulnerabilidade social e ensino de geografia. Em seguida, foram apresentadas a abordagem do associativismo de bairro e da vulnerabilidade social no ensino de Geografia, amparadas pelas normas e referências obrigatórias da educação básica nacional, e as relações encontradas entre a vulnerabilidade social e o associativismo de bairro em Paudalho – PE. Por fim, na conclusão, foram retomadas as principais constatações da pesquisa e suas possibilidades de aplicação.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectAssociações de bairropt_BR
dc.subjectÍndice de Vulnerabilidade Socialpt_BR
dc.subjectContradições socioterritoriaispt_BR
dc.titleMovimentos Sociais Urbanos e Ensino de Geografia : relações entre o associativismo de bairro e a vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1898437974018542pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0107090882082784pt_BR
dc.description.abstractxThe article aims to explore aspects of urban social contradictions in the teaching of geography through the relationships between neigborhood associations and social vulnerability, in order to contribute to the critical-reflective development of students based on reality in which these subjects are inserted. To this end, a literature survey was carried out on urban social movements, social vulnerability and geography teaching. Then, the approach of neighborhood associativism and social vulnerabilility in the teaching of geography was presented, supported by the mandatory norms and references of national basic education, and the relationships found between social vulnerability and neighborhood associativism in Paudalho-PE. Finally, in the conclusion, the main findings of the research and their application possibilities were resumed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5645-2725pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Karoline de Carvalho Silva.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons