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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49072
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Tiago Lima de | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Wesllen Lins de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T23:17:07Z | - |
dc.date.available | 2023-02-10T23:17:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Wesllen Lins de. Projeto ideal de suspensão considerando modelo de um quarto de veículo empregando algoritmos genéticos. 2021. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49072 | - |
dc.description.abstract | A indústria automotiva está sempre em evolução buscando aumentar a qualidade e a segurança de seus veículos, a fim de incrementar sua rentabilidade. Para isso acontecer, é necessário o desenvolvimento de pesquisas, simulações no ambiente computacional e testes de protótipos. Este trabalho de conclusão de curso, consiste no início de um aprofundamento do estudo da suspensão veicular, tendo como principal objetivo, otimizar os seus parâmetros para obter o melhor conforto dos ocupantes. Para tal, foi utilizado ferramentas de modelagem matemática de veículo, pista e conceitos de otimização. A validação desses modelos foi feita através de gráficos no domínio da frequência e do tempo gerados pelo software Matlab e do Simulink que comprovaram a melhoria do conforto para os ocupantes. O conceito de conforto neste trabalho será definido como a medida da aceleração vertical da carroceria do veículo, quanto menor está aceleração, mais confortável o veículo será. Futuros trabalhos para o estudo de estabilidade e suspensão ativa, poderão utilzar este TCC como base, contribuindo para o avanço tecnológico na indústria automotiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Suspensão veicular | pt_BR |
dc.subject | Vibrações mecânicas | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica veicular | pt_BR |
dc.subject | Conforto | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.title | Projeto ideal de suspensão considerando modelo de um quarto de veículo empregando algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3745768864967514 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8652223988172009 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The automotive industry is always evolving, seeking to increase the quality and safety of its vehicles, in order to increase its profitability. For this to happen, it is necessary to develop research, simulations in the computational environment and prototype tests. This course conclusion work, consists of the beginning of an in-depth study of vehicle suspension, with the main objective of optimizing its parameters to obtain the best comfort for the occupants. For this purpose, mathematical modeling tools of vehicle, track and optimization concepts were used. The validation of these models was done through frequency and time domain graphics generated by Matlab and Simulink software, which proved the improvement in comfort for occupants. The concept of comfort in this work will be defined as the measure of the vertical acceleration of the vehicle body, the lower the acceleration, the more comfortable the vehicle will be. Future works for the study of stability and active suspension, may use this TCC as a basis, contributing to technological advancement in the automotive industry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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