Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49109
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FILHO, Edil de Albuquerque Rodrigues | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Maria Bruna Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T13:34:12Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T13:34:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49109 | - |
dc.description.abstract | Os Jogos populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, cooperação, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo. O jogo enquanto ferramenta de desenvolvimento cresce de forma positiva. As atividades lúdicas além de promover o desenvolvimento das crianças, também possibilita a liberação de sentimentos, dessa maneira essas atividades e esses jogos auxiliam tanto as questões cognitivas como questões motoras, favorecendo que essas crianças se tornem assim um adulto bem desenvolvido. O desenvolvimento infantil é um processo que começa desde a vida intrauterina, abrangendo vários aspectos, como crescimento físico, maturação neurológica e construção de habilidades vinculadas ao comportamento, às esferas cognitivas, social e afetiva, tornando a criança capaz de responder às suas necessidades e às do seu meio, de acordo com o seu tempo de vida. Descrever através de uma revisão de literatura como a prática de atividades lúdicas pode influenciar no processo de desenvolvimento motor em crianças. Foram pesquisadas as bases de dados (PubMed, Scielo e Periódicos Capes). O critério de inclusão foi à busca por artigos que tratassem com mais especificidade sobre o tema abordado e que sejam mais recentes. Foi realizado etapas para o processo de busca e seleção dos artigos incluídos na presente revisão. Foram identificados 10 estudos potencialmente relevantes, dois manuscritos foram descartados por não apresentarem desfecho primário relacionado ao objetivo da presente revisão. Assim, oito artigos foram incluídos para análise final Os brinquedos e os jogos das crianças, assumem grande importância, pois são ao mesmo tempo, instrumentos de brincadeiras e jogos, e o meio de desenvolvimento de habilidades motoras (grossas e finas) dependendo do contexto que se envolvam com símbolos e brincadeiras, podem desencadear nas crianças a vontade de descobrir novos movimentos, ajudando diretamente no seu desenvolvimento motor. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Destreza motora | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | A prática de atividade lúdica no desenvolvimento motor em crianças: um estudo de revisão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PINHEIRO, Isabeli Lins | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6988529555456700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Popular Games foster the development of imagination, the spirit of collaboration, cooperation, socialization and help the child to better understand the world. The game as a development tool grows in a positive way. Playful activities, in addition to promoting children's development, also allow the release of feelings, in this way these activities and games help both cognitive issues and motor issues, favoring these children to become a well-developed adult. Child development is a process that starts from intrauterine life, covering several aspects, such as physical growth, neurological maturation and building skills linked to behavior, cognitive, social and affective spheres, making the child capable of responding to their needs and of your environment, according to your life span. To describe through a literature review how the practice of recreational activities can influence the process of motor development in children. Databases (PubMed, Scielo and Capes Periodicals) were searched. The inclusion criterion was the search for articles that dealt more specifically with the topic addressed and that are more recent. Steps were taken for the process of searching and selecting the articles included in this review. Ten potentially relevant studies were identified, two manuscripts were discarded because they did not present a primary outcome related to the objective of the present review. Thus, eight articles were included for the final analysis. Children's toys and games are of great importance, as they are both instruments of play and games, and the means of developing motor skills (gross and fine) depending on the context that get involved with symbols and games, can trigger in children the desire to discover new movements, helping directly in their motor development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos, Maria Bruna Pereira dos.pdf | 425,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons