Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49109
Share on
Title: | A prática de atividade lúdica no desenvolvimento motor em crianças: um estudo de revisão |
Authors: | SANTOS, Maria Bruna Pereira dos |
Keywords: | Jogos e brinquedos; Destreza motora; Desenvolvimento infantil |
Issue Date: | 6-May-2022 |
Abstract: | Os Jogos populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, cooperação, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo. O jogo enquanto ferramenta de desenvolvimento cresce de forma positiva. As atividades lúdicas além de promover o desenvolvimento das crianças, também possibilita a liberação de sentimentos, dessa maneira essas atividades e esses jogos auxiliam tanto as questões cognitivas como questões motoras, favorecendo que essas crianças se tornem assim um adulto bem desenvolvido. O desenvolvimento infantil é um processo que começa desde a vida intrauterina, abrangendo vários aspectos, como crescimento físico, maturação neurológica e construção de habilidades vinculadas ao comportamento, às esferas cognitivas, social e afetiva, tornando a criança capaz de responder às suas necessidades e às do seu meio, de acordo com o seu tempo de vida. Descrever através de uma revisão de literatura como a prática de atividades lúdicas pode influenciar no processo de desenvolvimento motor em crianças. Foram pesquisadas as bases de dados (PubMed, Scielo e Periódicos Capes). O critério de inclusão foi à busca por artigos que tratassem com mais especificidade sobre o tema abordado e que sejam mais recentes. Foi realizado etapas para o processo de busca e seleção dos artigos incluídos na presente revisão. Foram identificados 10 estudos potencialmente relevantes, dois manuscritos foram descartados por não apresentarem desfecho primário relacionado ao objetivo da presente revisão. Assim, oito artigos foram incluídos para análise final Os brinquedos e os jogos das crianças, assumem grande importância, pois são ao mesmo tempo, instrumentos de brincadeiras e jogos, e o meio de desenvolvimento de habilidades motoras (grossas e finas) dependendo do contexto que se envolvam com símbolos e brincadeiras, podem desencadear nas crianças a vontade de descobrir novos movimentos, ajudando diretamente no seu desenvolvimento motor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49109 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Santos, Maria Bruna Pereira dos.pdf | 425,74 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License