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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49129

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorLIMA, José Vitor Ramos de-
dc.date.accessioned2023-02-15T12:03:49Z-
dc.date.available2023-02-15T12:03:49Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationLIMA, José Vitor Ramos de. Prototipação de uma versão digital do jogo do Nim com base no modelo de processo de software da engenharia didático- informática. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49129-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver um protótipo de uma versão digital do Jogo do Nim em sua modalidade com Uma Pilha, alinhado metodologicamente pela Engenharia Didático-Informática (EDI). O Jogo do Nim foi um dos primeiros jogos a ser estudado matematicamente e teve sua primeira publicação produzida por Bouton (1901). Trata-se de um jogo simples por meio do qual podem ser trabalhados diversos conhecimentos matemáticos. Para desenvolver sua versão digital, três objetivos específicos foram estabelecidos: (a) Analisar o Jogo do Nim sob a ótica das Dimensões Epistemológica, Cognitiva, Didática e informática de modo a estabelecer funcionalidades para o protótipo; (b) Realizar a prototipação e a validação da versão digital do Jogo do Nim com Uma Pilha, baseadas no modelo de processo de software proposto pela EDI; (c) Identificar as potencialidades e limitações metodológicas da utilização do modelo de processo de software desenvolvido por meio da EDI no Jogo do Nim com Uma Pilha. O percurso metodológico foi realizado a partir dos ciclos “analítico-hipotético” e “hipotético-experimental”, propostos pela EDI, assim como a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura relativa à temática do Jogo do Nim. Como resultados desta pesquisa, apresentou-se a caracterização de jogos combinatórios na Educação Matemática apresentando a Teoria dos Jogos Combinatórios com o intuito de reduzir jogos matemáticos ao Nim. Além disso, foi apresentado uma articulação entre a Teoria das Situações Didáticas com os Jogos Combinatórios. Também foi mostrado como resultado o Jogo do Nim digital desenvolvido em duas plataformas – Scratch e Jamboard – a partir da vivência em uma disciplina do mestrado e da aplicação de uma oficina em um evento científico. Com isso, o modelo de processo de software utilizado, a EDI, possibilitou um percurso metodológico satisfatório para a produção de uma versão digital do Jogo do Nim.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo do Nimpt_BR
dc.subjectJogos combinatóriospt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectEngenharia de computadorpt_BR
dc.titlePrototipação de uma versão digital do jogo do Nim com base no modelo de processo de software da engenharia didático- informáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3474649996583016pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe goal of this contribution was to create a prototype of a methodologically aligned digital version of the One-Pile Game of Nim using didactic-computer engineering (DCE). The Game of Nim was one of the earliest games to be studied mathematically and was first described in a scientific journal by Bouton (1901). It is a simple game that can be used to teach a variety of mathematical concepts. To create the One-Pile Game of Nim's digital version, three specific objectives were set: (a) analyze the Game of Nim from a cognitive, didactic, and epistemological perspective while incorporating informatics to establish functionalities for the prototype; (b) prototype and validate the One-Pile Game of Nim's digital version using the software process model proposed by DCE; and (c) ascertain the methodological potentialities and restrictions of using the software process model created through this project. The "analytic-hypothetical" and "hypothetical-experimental" cycles suggested by DCE, as well as a Systematic Literature Review on the Game of Nim, served as the foundation for the methodology. This research resulted in the presentation of the characterization of Combinatorial Games in Mathematics Education, as well as the Theory of Combinatorial Games in order to reduce mathematical games to Nim. Additionally, an articulation between the Theory of Didactic Situations and Combinatorial Games was presented. The digital Game of Nim developed was also shown as a result on two platforms - Scratch and Jamboard – based on the experience in a master's discipline and a workshop at a scientific event. Thus, the software process model used, DCE, provided a satisfactory methodological path for the development of a digital version of The Game of Nim.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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