Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49134

Compartilhe esta página

Título: A ressignificação das práticas pedagógicas em tempos de pandemia : um olhar sobre as estratégias de ensino desenvolvidas pelos professores na rede municipal de Moreno-PE
Autor(es): NASCIMENTO, Yasmim Conceição do
Palavras-chave: Ensino; Estratégias de ensino; Pandemia
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Yasmim Conceição do Nascimento. A ressignificação das práticas pedagógicas em tempos de pandemia: um olhar sobre as estratégias de ensino desenvolvidas pelos professores na rede municipal de Moreno-PE. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Diante do cenário pandêmico vivido a partir do ano de 2020, se vislumbrou a ascensão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs, em especial no contexto educacional. Diversos desafios foram trazidos à tona, mostrando o quanto se faz necessária a ampliação do acesso e do letramento digital para professores, estudantes, equipes pedagógicas e gestoras, para que possam acompanhar uma sociedade que vem sendo inserida cada vez mais na cultura digital. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: quais as estratégias de ensino que estão sendo desenvolvidas pelos professores com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas, em tempos de pandemia, na rede municipal de Moreno, Pernambuco? Diante do exposto, a hipótese da pesquisa pressupõe que os professores realizaram estratégias para a continuidade do ensino, com a utilização das TDICs nas práticas pedagógicas para se adequar às mudanças impostas pela pandemia com o advento do ensino remoto emergencial. O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de ensino com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas dos professores, em tempos de pandemia, na rede municipal de Moreno, Pernambuco. E como objetivos específicos: (1) Investigar os desafios encontrados pelos professores com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas durante a pandemia; (2) Identificar os recursos necessários para o planejamento nas práticas pedagógicas com o uso das TDICs, com ênfase nas plataformas digitais; (3) Descrever como os docentes utilizam os recursos didáticos adotados por meio do uso de plataformas digitais durante o ensino remoto emergencial. No referencial teórico foram utilizadas as seguintes seções: a Educação em Tempos de Pandemia, a subseção Prática Docente, a seção Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Contexto Escolar e a seção Estratégias para Implantação das TDICs nas Práticas Pedagógicas. Como procedimentos metodológicos realizou-se um estudo de caso, sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas análises documentais, questionário online e observações espontâneas. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), seguindo suas etapas e sistematizações. Após a realização das análises, os resultados mostraram os avanços de um olhar mais afinco para o uso das TDICs nas práticas pedagógicas, se mostrando ser algo que ganhou um espaço e tende a permanecer seu aprimoramento para melhores aplicações, sendo necessários investimentos seja nas formações continuadas, como também na infraestrutura das Unidades Educacionais e aquisições de aparelhamento para todos sujeitos envolvidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49134
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Yasmim Conceição do Nascimento.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons