Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49136

Compartilhe esta página

Título: Reaproveitamento de baterias de chumbo-ácido para a produção de redes metalorgânicas aplicadas ao sensoriamento do sulfeto de hidrogênio
Autor(es): SOUZA, Brenand Anjos dos Santos
Palavras-chave: Química inorgânica; Sensores
Data do documento: 11-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Brenand Anjos dos Santos. Reaproveitamento de baterias de chumbo-ácido para a produção de redes metalorgânicas aplicadas ao sensoriamento do sulfeto de hidrogênio. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: As baterias de chumbo ácido gastas são contaminantes do meio ambiente e muito nocivas à saúde. Neste trabalho, a reciclagem dos eletrodos de chumbo é direcionada para a produção de redes metalorgânicas (MOFs), utilizando o ácido benzeno-1,3,5- tricarboxílico como ligante orgânico, através da metodologia eletroquímica de dissolução anódica. A interação das MOFs de chumbo com o sulfeto de hidrogênio (H2S) causam mudanças na coloração do material, causada pela produção do sulfeto de chumbo e pela modificação da estrutura cristalina da MOF. Técnicas de sensoriamento, como a reflectância difusa, análise fototérmica e análise de imagens digitais foram utilizadas para a detecção visual e quantificação do H2S. Os dados obtidos através das imagens foram tratados pelo método de regressão por mínimos quadrados parciais (PLS) diretamente no smartphone e também através do software MATLAB® onde os histogramas de cor em escala de cinza e RGB (red, green e blue) foram obtidos das imagens registradas. A técnica de refletância apresentou maior sensibilidade quando comparada com os métodos multivariados aplicados na análise de imagens digitais, com limite de detecção de 0,11 mmol L-1. Ao aliar as imagens digitais com ferramentas de análise estatística, foi possível a construção de um modelo multivariado que pode ser usado para quantificação de H2S com exatidão, evidenciado por um erro relativo médio de 2,52%.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49136
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Brenand Anjos dos Santos Souza.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons