Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49148

Compartilhe esta página

Título: A influência dos bots em processos informacionais : limitações, benefícios e desdobramentos
Autor(es): LIMA, Camila Oliveira de Almeida
Palavras-chave: Bots; Processos Informacionais; Agentes Autônomos Computacionais; Ciclo de Vida da Informação; Inteligência Artificial
Data do documento: 27-Mai-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Camila Oliveira de Almeida. A influência dos bots em processos informacionais: limitações, benefícios e desdobramentos. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Objetivou analisar como o uso de agentes autônomos computacionais ou bots, no contexto da Internet, tem influenciado a execução de processos informacionais e a interação com seres humanos, sob a perspectiva da Ciência da Informação (CI). A pesquisa é caracterizada como bibliográfica e descritiva e foi realizada a partir de um Mapeamento Sistemático da Literatura; de análise documental; e de observação direta sistemática da utilização de alguns dos bots. Foram realizados estudos de casos múltiplos com casos reais de bots que atuam executando atividades relativas à informação na Internet, a fim de verificar os processos informacionais executados, limitações, benefícios, desdobramentos, assim como a influência em temáticas da área de CI. Como resultado, percebeu-se que os bots, independente de sua finalidade, executam diversos tipos de processos informacionais, e que podem atuar de forma benéfica ou maléfica. Observou-se que eles ainda possuem limitações quando o processo informacional envolve cognição, empatia e criatividade, consideradas habilidades humanas. Em alguns casos, verificou-se que há problemas por não atenderem a restrições éticas, morais e/ou legais. Conclui-se que diversas temáticas trabalhadas no contexto da CI são relevantes para as pesquisas que envolvem bots. Assim, é preciso que os profissionais da informação considerarem a inteligência artificial e seus produtos como entidades que atuam sobre a informação disponível em rede, por isso esta atuação deve ser estudada sob a perspectiva da CI, uma vez que estes atores "não humanos" interagem com seres humanos e entre si, e atuam sobre processos informacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49148
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Camila Oliveira de Almeida Lima.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons