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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49182
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Título : | Assistência terapêutica ocupacional no cuidado de crianças com deficiência visual: revisão integrativa |
Autor : | SOARES, Lais Rafaely da Silva |
Palabras clave : | Terapia Ocupacional; Deficiência Visual; Criança; Estimulação Visual |
Fecha de publicación : | 20-may-2022 |
Citación : | SOARES, Lais Rafaely da Silva. Assistência terapêutica ocupacional no cuidado de crianças com deficiência visual: revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Crianças com Deficiência Visual comumente apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. A Terapia Ocupacional enquanto profissão que utiliza das atividades cotidianas com indivíduos ou grupos de pessoas que precisam de adaptações para envolverem-se em papéis, hábitos e rotinas, contribui para o desenvolvimento de propostas e cuidados para tratamento e reabilitação de crianças que possuem deficiência visual. Objetivo: apresentar a assistência terapêutica ocupacional com crianças que possuem alguma deficiência visual. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada na plataforma de busca Bireme e na base de dados SciELO, coletando estudos dos últimos seis anos e utilizando Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), além de alguns termos livre. Após aplicabilidade dos critérios de elegibilidade foi realizada análise a partir de um checklist elaborado pela autora direcionado aos objetivos do trabalho. Resultados: dois artigos foram incluídos e analisados apresentando semelhança quanto a assistência em equipe multiprofissional e a utilização de instrumento de avaliação, bem como de intervenção. Discussão: foi possível refletir sobre a Terapia Ocupacional inserida em equipe multidisciplinar/multiprofissional, instrumentos de avaliação e contexto de atuação profissional. Considerações finais: foi possível detectar a escassez de artigos científicos que abordam a prática e como se dá a assistência terapêutica ocupacional específica com crianças que têm deficiência visual, tornando se evidente a necessidade e a importância da escrita e publicação da prática profissional, com descrição de procedimentos, protocolos utilizados em cada campo de atuação, métodos avaliativos, fluxo de atendimento ou da assistência. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49182 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
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