Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49192
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | ALCÂNTARA, Vanda de Cássia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T12:29:28Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T12:29:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-25 | - |
dc.identifier.citation | ALCÂNTARA, Vanda. Tradução da linguagem matemática em situações de ensino aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental: revisão bibliográfica.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49192 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática, o presente trabalho traz reflexões e resultados acerca de estudos sobre a tradução da linguagem matemática para uma linguagem natural. Sendo assim, tem como principal objetivo compreender, através de revisão bibliográfica, como se dá a comunicação dessa linguagem e a importância de sua tradução durante o processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. Buscando responder a esse questionamento, apresentamos aqui algumas reflexões sobre as dificuldades encontradas no ensino da matemática com a finalidade de compreender como a comunicação da linguagem matemática pode interferir na aprendizagem do aluno, identificando possíveis dificuldades encontradas durante o processo tradutório elaborado pelo estudante ao se deparar com textos matemáticos. Realizamos, então, uma revisão bibliográfica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório secundário. Em nossa análise, verificamos a importância de um diálogo entre a Linguagem Matemática e a Linguagem Natural do aluno, com o intuito de que seja produzida uma aprendizagem mais significativa. Acreditamos que um olhar voltado para esse tema, possa colaborar nas pesquisas relacionadas às dificuldades encontradas no ensino da referida disciplina pelos profissionais dessa área, assim como, contribuir para a Educação Matemática, analisando um dos possíveis fatores que pode levar à dificuldade do “ensinar” e do “aprender” matemático. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem da Matemática; | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Matemática; | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Matemática; | pt_BR |
dc.subject | Tradução de Textos Matemáticos; | pt_BR |
dc.subject | Anos Finais Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.title | Tradução da linguagem matemática em situações de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental: Revisão Bibliográfica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Bearing in mind the difficulties encountered by teachers and students in the teaching and learning process of the mathematics subject, this work brings reflections and results about studies on the translation of mathematical language into a natural language. Therefore, its main objective is to analyze, through bibliographical review, how this language is communicated and the importance of its translation during the teaching and learning process in the final years of elementary school. Seeking to answer this question, we present here some reflections on the difficulties encountered in teaching mathematics to understand how the communication of mathematical language can interfere with student learning, identifying possible difficulties encountered during the translation process elaborated by the student when faced with math texts. We then carried out a literature review, descriptive, with a qualitative approach and a secondary exploratory character. In our analysis, we verified the importance of a dialogue between the Mathematical Language and the Student's Natural Language to produce more significant learning. We believe that a look focused on this theme can collaborate in research related to the difficulties encountered in teaching this discipline by professionals in this area, as well as contribute to Mathematics Education, analyzing one of the possible factors that can lead to the difficulty of "teaching" and of “learning” mathematics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vanda de Cássia Silva Alcântara.pdf | 443,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons