Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49192

Share on

Title: Tradução da linguagem matemática em situações de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental: Revisão Bibliográfica.
Authors: ALCÂNTARA, Vanda de Cássia Silva
Keywords: Ensino e Aprendizagem da Matemática;; Linguagem Matemática;; Comunicação Matemática;; Tradução de Textos Matemáticos;; Anos Finais Ensino Fundamental.
Issue Date: 29-Nov-2021
Citation: ALCÂNTARA, Vanda. Tradução da linguagem matemática em situações de ensino aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental: revisão bibliográfica.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2021.
Abstract: Tendo em vista as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática, o presente trabalho traz reflexões e resultados acerca de estudos sobre a tradução da linguagem matemática para uma linguagem natural. Sendo assim, tem como principal objetivo compreender, através de revisão bibliográfica, como se dá a comunicação dessa linguagem e a importância de sua tradução durante o processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. Buscando responder a esse questionamento, apresentamos aqui algumas reflexões sobre as dificuldades encontradas no ensino da matemática com a finalidade de compreender como a comunicação da linguagem matemática pode interferir na aprendizagem do aluno, identificando possíveis dificuldades encontradas durante o processo tradutório elaborado pelo estudante ao se deparar com textos matemáticos. Realizamos, então, uma revisão bibliográfica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório secundário. Em nossa análise, verificamos a importância de um diálogo entre a Linguagem Matemática e a Linguagem Natural do aluno, com o intuito de que seja produzida uma aprendizagem mais significativa. Acreditamos que um olhar voltado para esse tema, possa colaborar nas pesquisas relacionadas às dificuldades encontradas no ensino da referida disciplina pelos profissionais dessa área, assim como, contribuir para a Educação Matemática, analisando um dos possíveis fatores que pode levar à dificuldade do “ensinar” e do “aprender” matemático.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49192
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Vanda de Cássia Silva Alcântara.pdf443,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons