Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49203
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MAIA, Maria Leonor Alves | - |
dc.contributor.author | GÓES, Renata Freire | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T17:17:28Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T17:17:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | GÓES, Renata Freire. Impacto da pandemia da COVID-19 no cotidiano dos mototaxistas: um estudo em Arapiraca-AL, Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49203 | - |
dc.description.abstract | O mototáxi é o serviço de transporte de passageiros por motocicleta que ganhou espaço no setor dos transportes, principalmente nos países em desenvolvimento da América Latina, Ásia e África. No Brasil, o serviço é regulamentado em âmbito nacional a partir da Lei 12009/2009 e está presente em 46% dos municípios, principalmente nos municípios de pequeno porte. A partir do final do ano de 2019, o mundo vem enfrentando a pandemia da COVID-19 que tem ocasionado mudanças econômicas e sociais e afetado os deslocamentos de bens e pessoas. Esta dissertação tem como foco o serviço de mototáxi e tem por objetivo analisar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 na provisão do serviço de mototáxi, considerando a sua influência no sistema de transporte naquelas localidades onde assume o papel de transporte principal ou de alimentador. O município de Arapiraca – AL foi selecionado para realização da pesquisa empírica e questionários estruturados foram aplicados com os mototaxistas cadastrados no município. A partir da análise descritiva conclui-se que o maior impacto da COVID-19 sobre o serviço de mototáxi recai sobre o número de passageiros afetando, como consequência, a renda mensal do mototaxista. Entretanto, observou-se que a atividade permaneceu sendo exclusiva para maior parte dos profissionais evidenciando, assim, a necessidade de adaptação dos mototaxistas à nova realidade e adoção de medidas de segurança que visem atrair novos usuários. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Mototáxi | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da COVID19 | pt_BR |
dc.subject | Municípios de pequeno e médio porte | pt_BR |
dc.title | Impacto da pandemia da COVID-19 no cotidiano dos mototaxistas : um estudo em Arapiraca-AL, Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1337301426009898 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5541333217408107 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The moto-taxi is the passenger transportation service by motorcycle that has gained space in the transportation sector, especially in developing countries in Latin America, Asia, and Africa. In Brazil, the service is regulated nationwide by Law 12009/2009 and is present in 46% of municipalities, mainly in small towns. At the end of 2019, the world has been facing the COVID-19 pandemic that has caused economic and social changes and affected the movement of goods and people. This dissertation focuses on the moto-taxi service and aims to analyze the impacts caused by the COVID-19 pandemic on the provision of moto-taxi service, considering its influence on the transportation system in those localities where it assumes the role of the main public transport or feeder. The municipality of Arapiraca - Alagoas, Brazil, was selected for the empirical research. Structured questionnaires were applied with moto-taxi drivers registered in the municipality. From the descriptive analysis it was concluded that the greatest impact of COVID-19 on the moto-taxi service falls on the number of passengers affecting, as a consequence, the moto-taxi driver's monthly income. However, it was observed that the activity remained exclusive for most professionals, thus showing the need for moto- taxi drivers to adapt to the new reality and adopt safety measures to attract new users. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Renata Freire Góes.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons