Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49209

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAIVA JUNIOR, Fernando Gomes de-
dc.contributor.authorANDRADE, Taynãh Marques de Lira-
dc.date.accessioned2023-02-28T13:47:03Z-
dc.date.available2023-02-28T13:47:03Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationANDRADE, Taynãh Marques de Lira. “Fiz o contrário do que se esperava”: uma análise da ação empreendedora cultural de Kleber Mendonça Filho no cinema brasileiro à luz dos estudos culturais. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49209-
dc.description.abstractA investigação da ação empreendedora cultural no audiovisual sob as lentes dos Estudos Culturais está fundamentada na compreensão da cultura como dimensão representativa da realidade social. A abordagem é qualitativa e de teor interpretativista crítico, sob o arcabouço teórico-metodológico do “circuito da cultura”, demarcado pelas dimensões dos momentos da produção, consumo, identidade, representação e regulação cultural, num processo conduzido para se compreender o modo como ocorre a ação empreendedora cultural do diretor, roteirista, crítico e cineasta Kleber Mendonça Filho no âmbito do cinema brasileiro, por meio da análise do discurso. As formações discursivas emergentes dessa análise desvelam o protagonismo desse realizador fílmico no sentido de articular recursos à sua subjetividade como esforço para desenvolver e disponibilizar bens e serviços culturais no universo da produção fílmica. O empreendedor cultural que opera com as artes estabelece diálogos com o seu interlocutor e com a sociedade civil, em que evidencia tensões na esfera artística inerentes à arena cultural. O ambiente de produção marcado por colaboratividade integra o universo do cinema, uma vez que existem nuances de uma produção interativa de negócios. A emergência de práticas empreendedoras demanda a ressignificação dos formatos de consumo, articulação social, capital humano e financeiro e incentivo à reflexão com respeito a políticas públicas de assistência ao setor de cinema. A valorização dos artistas que empreendem na esfera da cultura subverte a lógica utilitarista da força do capital empresarial ao ressignificar o ponto de vista conferido ao fenômeno empreendedor que opera sob a égide da produção cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVisão empreendedorapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.title“Fiz o contrário do que se esperava”: uma análise da ação empreendedora cultural de Kleber Mendonça Filho no cinema brasileiro à luz dos estudos culturaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0607839853173367pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2322370316579303pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe investigation of cultural entrepreneurial action in audiovisual under the lens of Cultural Studies is based on the understanding of culture as a representative dimension of social reality. The approach is qualitative and of critical interpretive content, under the theoretical- methodological framework of the "culture circuit", demarcated by the dimensions of the moments of production, consumption, identity, representation and cultural regulation, in a process conducted to understand the way in which it occurs the cultural entrepreneurial action of the director, screenwriter, critic and filmmaker Kleber Mendonça Filho in the context of Brazilian cinema, through discourse analysis. The discursive formations emerging from this analysis reveal the protagonism of this filmmaker in the sense of articulating resources to his subjectivity as an effort to develop and make available cultural goods and services in the universe of film production. The cultural entrepreneur who works with the arts establishes dialogues with his interlocutor and with civil society, in which he highlights tensions in the artistic sphere inherent in the cultural arena. The production environment marked by collaboration is part of the universe of cinema, since there are nuances of an interactive business production. The emergence of entrepreneurial practices demands the re-signification of consumption formats, social articulation, human and financial capital and incentive to reflection with respect to public policies of assistance to the cinema sector. The appreciation of artists who undertake in the sphere of culture subverts the utilitarian logic of the strength of business capital by re-signifying the point of view given to the entrepreneurial phenomenon that operates under the aegis of cultural production.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Taynãh Marques de Lira Andrade.pdf1,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons