Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49236

Compartilhe esta página

Título: Trabalho social com famílias no serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF) : entre as determinações capitalistas e as necessidades sociais
Autor(es): LOPES, Robélia do Nascimento
Palavras-chave: Assistência social – Política governamental - Brasil; Serviço social coma família; Capitalismo
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LOPES, Robélia do Nascimento. Trabalho social com famílias no serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF): entre as determinações capitalistas e as necessidades sociais. 2022. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente dissertação trata do Trabalho Social com Famílias (TSF) desenvolvido no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) da Política de Assistência Social. Tem como objetivo analisar a Orientação Técnica do TSF-PAIF a partir dos eixos estruturantes da PNAS, buscando identificar como as dimensões das determinações capitalistas e das necessidades sociais se articulam para conformação deste marco regulatórioe a direção apontada para o desenvolvimento do trabalho neste campo. A análise amparou-se no pensamento de autores do campo marxista para fundamentar a concepção de família, Estado, capitalismo e crise, assim como apoiou-se em pesquisadores do Serviço Social que produzem conhecimento nas áreas da proteção social e da política de assistência social. A pesquisa é um estudo bibliográfico e documental, cujo corpus é constituído pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), de 2004, e pela publicação Orientações Técnicas sobre o PAIF: Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integralà Família – PAIF (BRASIL, 2012). Para atender aos objetivos propostos, utilizou-se a técnicade análise de conteúdo, mais especificamente a análise categorial-temática. O percurso analítico demonstrou que os eixos estruturantes da PNAS refletem a presença de diferentes e antagônicas fundamentaçõesteórico-metodológicas e que as dimensões das determinações capitalistas e das necessidades sociais compõem, de forma desordenada, o mosaico conceitual da referida Política. Em relação à orientação técnica do TSF-PAIF, identificou-se que a racionalidade que direciona a finalidade e as diretrizes gerenciais do TSF-PAIF é incompatível com a racionalidade que orienta a apreensão do objeto e das diretrizes teórico- metodológicas. Verificou-se, ainda, que, no espelhamento da PNAS para a orientação técnica,alguns conceitos que integram os eixos estruturantes têm seus sentidos moldados e manipulados para integrar-se à racionalidade que estabelece a direção dos elementos constituintes do processo de trabalho (objeto, finalidade e meio) e que as dimensões das determinações capitalistas e das necessidades sociais se organizamde modo ordenado e estratégico nos componentes do processo de trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49236
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Robélia do Nascimento Lopes.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons