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Título : Cientistas Sociais em formação pela UFPE: Quem são e para onde querem ir?
Autor : FARIAS JUNIOR, Lujan Fragoso de
Palabras clave : Sociologia das Profissões; Motivações profissionais; Aspirações profissionais; Socialização profissional; Identidade profissional
Fecha de publicación : 15-feb-2023
Citación : FARIAS JUNIOR, Lujan Fragoso de. Cientistas sociais em formação pela UFPE: quem são e para onde querem ir?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este trabalho teve como objetivos analisar aspectos do perfil social das/os estudantes de graduação dos cursos de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, as suas motivações para a escolha dos cursos, aspirações profissionais e identidades profissionais acionadas a partir das visões conflitantes sobre ciências sociais. A discussão aqui empreendida tem como base de dados as informações coletadas na pesquisa coletiva do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de Ciências Sociais da UFPE entre os anos de 2018 e 2019, grupo ao qual estive vinculado durante o curso de graduação. Apostando na metodologia mista, o trabalho parte dos dados do survey e das entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes da graduação para oferecer um retrato dinâmico e plural sobre “quem é a/o cientista social em formação pela UFPE?” e “para onde ela/e quer ir?”. A partir dos aportes conceituais fornecidos pela sociologia das profissões, conceitos como “reserva de mercado” e “identidade profissional” são operacionalizados para auxiliar na análise dos dados. Entre os principais resultados, conseguimos visualizar que a busca pelas carreiras científicas (seja dentro da universidade ou em outras instituições públicas) se entrelaça a valores caros às/aos graduandas/os, sobretudo ao desejo por estabilidade; bem como que a identidade profissional das/os cientistas sociais, desde a graduação, se desenvolvem de maneira difusa e imprecisa. À guisa de conclusões, refletimos acerca de como posições unilaterais sobre “o que é” e “como se faz” ciências sociais no mundo do trabalho impedem que essa ciência, pluriparadigmática em termos epistemológicos, seja reconhecida e se reconheça também pela variedade de atividades possíveis a quem a escolhe como profissão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49248
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

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