Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49282

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorCOSTA, Nathália Monteiro da-
dc.date.accessioned2023-03-07T19:40:28Z-
dc.date.available2023-03-07T19:40:28Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2023-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49282-
dc.description.abstractNo início da década de 2000, o diretor Wes Anderson tornou-se mundialmente conhecido por fazer filmes que contém um visual bastante particular, a partir de referências cromáticas e estéticas, tornando tal aspecto sua assinatura artística. Assim, o objetivo central da monografia é abordar, por meio de pesquisa teórica e analítica, a direção de arte nos filmes do diretor e como o movimento da pop art influenciou as decisões estéticas de Anderson. Do ponto de vista teórico, são construídas bases para estudos sobre direção de arte e da pop art com vistas a possibilitar análises de fragmentos fílmicos da obra do diretor. Soma-se a este conjunto de conceitos, o gesto de aproximação entre Wes Anderson e seus três principais diretores de arte colaboradores - a saber Adam Stockhausen, Mark Friedberg e David Wasco -, fazendo uso da metodologia das constelações fílmicas, de três obras de Wes que contam com esses diferentes diretores de arte. Após este mapeamento constelador, percebe-se a necessidade de repensar a teoria do diretor como autor, proposta por Truffaut, e reconhecer o cinema como uma prática coletiva em que a noção de autoria é compartilhada sobretudo em áreas específicas como a direção de arte.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema Poppt_BR
dc.subjectDireção de Artept_BR
dc.subjectAutoria Compartilhadapt_BR
dc.subjectPop Artpt_BR
dc.subjectConstelações fílmicaspt_BR
dc.subjectWes Andersonpt_BR
dc.titleO cinema pop de Wes Anderson: estudo da direção de arte e da autoria compartilhada através das constelações fílmicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0425648607689515pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.description.abstractxIn the early 2000s, the director Wes Anderson became world-renowned for making films that contain a very particular visual, based on chromatic and aesthetic references, making that aspect his artistic signature. Thus, the main objective of this monograph is to approach, through theoretical and analytical research, the production design in the director's films and how the pop art movement influenced Anderson's aesthetics decisions. From a theoretical point of view, bases for studies on production design and pop art are built in order to be able to analyze filmic fragments of the director's work. Added to this set of concepts, the gesture of proximity between Wes Anderson and his three main producers design - namely Adam Stockhausen, David Wasco and Mark Friedberg -, making use of the methodology of filmic constellations, of three works by Wes that rely on these three differents producers design. After this constellation mapping, we can see the need to rethink the theory of the director as author, proposed by Truffaut, and recognise that cinema is a collective practice in which the notion of authorship is shared especially in specific areas such as production design.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Cinema e Audiovisual – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nathalia Monteiro da Costa.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons