Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49282
Share on
Title: | O cinema pop de Wes Anderson: estudo da direção de arte e da autoria compartilhada através das constelações fílmicas |
Authors: | COSTA, Nathália Monteiro da |
Keywords: | Cinema Pop; Direção de Arte; Autoria Compartilhada; Pop Art; Constelações fílmicas; Wes Anderson |
Issue Date: | 3-Nov-2022 |
Abstract: | No início da década de 2000, o diretor Wes Anderson tornou-se mundialmente conhecido por fazer filmes que contém um visual bastante particular, a partir de referências cromáticas e estéticas, tornando tal aspecto sua assinatura artística. Assim, o objetivo central da monografia é abordar, por meio de pesquisa teórica e analítica, a direção de arte nos filmes do diretor e como o movimento da pop art influenciou as decisões estéticas de Anderson. Do ponto de vista teórico, são construídas bases para estudos sobre direção de arte e da pop art com vistas a possibilitar análises de fragmentos fílmicos da obra do diretor. Soma-se a este conjunto de conceitos, o gesto de aproximação entre Wes Anderson e seus três principais diretores de arte colaboradores - a saber Adam Stockhausen, Mark Friedberg e David Wasco -, fazendo uso da metodologia das constelações fílmicas, de três obras de Wes que contam com esses diferentes diretores de arte. Após este mapeamento constelador, percebe-se a necessidade de repensar a teoria do diretor como autor, proposta por Truffaut, e reconhecer o cinema como uma prática coletiva em que a noção de autoria é compartilhada sobretudo em áreas específicas como a direção de arte. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49282 |
Appears in Collections: | (TCC) - Cinema e Audiovisual |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Nathalia Monteiro da Costa.pdf | 3,88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License