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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49347

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Title: Unilever e o ativismo pessoal: novo jeito de negociar, consumir e viver?
Authors: OLIVEIRA, Maria Eduarda Marques de
Keywords: Unilever; desenvolvimento sustentável; consumo; publicidade; ativismo pessoal
Issue Date: 27-Oct-2022
Citation: OLIVEIRA, Maria Eduarda Marques de. Unilever e o ativismo pessoal: novo Jeito de negociar, consumir e viver?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Com o surgimento de movimentos voltados para a defesa do meio ambiente, bem como o aumento de pessoas preocupadas com a natureza, bem-estar dos animais e em manter hábitos saudáveis, as empresas, visando adentrar esse novo mercado, se empenharam em criar uma imagem sustentável de si através de seus produtos e serviços, utilizando de selos, certificados, e diversos termos, como “ecológico”, “verde”, “natural”, em suas embalagens, de modo a atrair o consumidor. À vista disso, o presente trabalho ambiciona analisar, através da marca “Love Beauty and Planet”, algumas estratégias de como a Unilever constrói uma imagem de compromisso ambiental, bem como propaga o ativismo pessoal. Partindo de uma revisão bibliográfica com o objetivo de conceituar temas relevantes para esse trabalho, são acionados termos como desenvolvimento, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, consumo, publicidade, tendo como base os estudos de José Eli da Veiga, Zygmunt Bauman, Jean-Baptiste Comby, Fátima Portilho e Maria Eduarda da Mota Rocha, entre outros autores. Ademais, foi realizada uma análise de conteúdo das publicações no feed do Instagram da Love Beauty and Planet realizadas no período de um semestre, entre janeiro e junho de 2022. A pesquisa conseguiu estabelecer o planejamento presente na comunicação da Love Beauty and Planet, que tem um foco majoritário na promoção de seus produtos e no incentivo a mudanças de comportamentos de uma forma geral, visando se posicionar na mente do consumidor enquanto uma marca comprometida com a sustentabilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49347
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

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