Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49348

Compartilhe esta página

Título: A pele parda em que habito: uma análise das percepções de subjetividade acerca da consciência racial em pessoas autodeclaradas pardas
Autor(es): ARAÚJO, Lívia Maria dos Santos
Palavras-chave: Pardismo Brasileiro; Autodeclaração Racial; Percepção Racial
Data do documento: 28-Dez-2022
Citação: ARAÚJO, Livia Maria dos Santos. A pele parda em que habito: uma análise das percepções de subjetividade acerca da consciência racial em pessoas autodeclaradas pardas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Os debates raciais estão presentes na história do Brasil desde seus primeiros escritos e, em conjunto com sua origem, a categoria pardo tem aberto questões delicadas e complexas, tanto em um reconhecimento institucional e intelectual, quanto no letramento racial subjetivo. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo entender a inconstância da pardificação que traça impactos político-identitários e caminhos para a reivindicação de políticas públicas. Movido a tal questionamento, realizou-se uma análise de caso exploratório com entrevistas semiestruturadas com jovens-adultos autodeclarados pardos que indicam a percepção racial sobre o que é ser e sentir-se pardo. A análise dos dados apresentados apontam uma perspectiva para entender a (não)racialização do pardo contemporâneo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49348
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lívia Maria dos Santos Araújo.pdfTCC Lívia Maria dos Santos Araújo589,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons