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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4937
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Título: | Uma análise das evidências da aplicação do proceder sóciointeracionista de Vygotsky nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, nos Estados da Paraíba e Pernambuco |
Autor(es): | OLIVEIRA, Carlos Bezerra de |
Palavras-chave: | Interacionismo; Didática; Ensino em Contabilidade; Conhecimento |
Data do documento: | 31-Jan-2009 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Bezerra de Oliveira, Carlos; Expedito de Gusmão Lopes, Jorge. Uma análise das evidências da aplicação do proceder sóciointeracionista de Vygotsky nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, nos Estados da Paraíba e Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | Desde os primeiros vestígios da Pesquisa em Contabilidade no Brasil, vê-se aplicação de um modelo de ensino de transmissão do saber, oriundo da própria qualificação tecnicista da profissão contábil. A partir deste pressuposto, deve-se refletir o ensino em Contabilidade sob uma nova visão educacional, embasada em uma forma de aprendizagem não mais tecnicista ou de repasse do conhecimento. Mas sim, sob uma teoria o qual faz do professor não um ser repassador de seus conhecimentos, porém um instigador do seu aluno do aprender a aprender, a Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky. Adotou-se como objetivo do presente estudo analisar o ensino em Contabilidade ministrada pelas Instituições de Ensino Superior, o qual se investigou duas Instituições particulares e duas Instituições públicas, utilizando-se dos conceitos vislumbrados pela construção do conhecimento. Refletiu-se sobre a contribuição de Lev Semenovich Vygotsky, alicerçado principalmente nos pressupostos dos agentes culturais como peças imprescindíveis para a construção pessoal do conhecimento. No tocante a este estudo, lançou-se mão do método indutivo, sendo a tipologia desta investigação baseada em pesquisa bibliográfica e classificada como exploratória, pois buscou apreender a experimentação estudada. Concluiu-se, portanto, que a formação do aluno em Ciências Contábeis deve ser vislumbrada sobre um "ambiente sócio-interacionista" de ensino, apregoadas por Vygotsky, ambientes este o qual o professor realmente conscientize-se da importância do "educador-educando", com estratégias e procedimentos claros, utilizando-se de trabalhos em grupo e possuindo uma relação pedagógica de ensino |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4937 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis |
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