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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49370

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Marcelo Marcio-
dc.contributor.authorNEVES, Aline da Silva Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-16T17:21:51Z-
dc.date.available2023-03-16T17:21:51Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.citationNEVES, Aline da Silva Oliveira. Análise do uso de exergames como recurso inovador na reabilitação de crianças pertencentes ao Espectro Autista. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49370-
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade avaliar a eficácia do uso da Realidade Virtual (RV) por meio dos exergames da Nintendo Wiii na realização da fisioterapia para a melhoria das habilidades motoras em crianças do Espectro Autista (TEA) por um período de 12 meses. A Realidade Virtual (RV) é uma solução tecnológica que possibilita uma infinidade de aplicações. Há alguns anos, os seus recursos passaram a ser aplicados na área da fisioterapia, com aplicações diversificadas na reabilitação física, apresentando resultados prósperos e um número expressivo de feedbacks positivos, o que evidencia a melhora da motivação e engajamento dos pacientes que participaram de experimentos de curto prazo. Desta forma, fica evidente a necessidade de investigar a sua potencialidade na aplicação por períodos maiores. A pesquisa se debruçou na investigação das possibilidades apresentadas pelo emprego do Ambiente de Realidade Virtual na reabilitação motora, em um período de 12 meses, com acompanhamento semanal das sessões de fisioterapia. A amostra foi composta por cinco crianças com TEA, verbais, sem deficiência intelectual, de faixa etária entre 7 a 11 anos de idade, sendo 1 criança do sexo feminino e 4 do sexo masculino. A avaliação foi realizada utilizando-se a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM em dois momentos: no início e ao fim da pesquisa, com intervalo de 10 meses e executadas por uma fisioterapeuta devidamente habilitada. Durante as sessões avaliou-se a motricidade fina, a motricidade global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial e temporal e a lateralidade em cada criança. Assim, foi possível medir os ganhos em relação à motricidade com o uso do exergames. No início da pesquisa, todas as crianças apresentaram desenvolvimento motor abaixo da média normativa do Índice de Desenvolvimento Motor, onde, ao final do experimento, todos apresentaram ganhos, ainda que modestos. Verificou-se a melhoria da qualidade da realização de tarefas do cotidiano, a diminuição das quedas e significativa melhoria da motivação para participação nas atividades de educação física. Inicialmente, constatou-se motivação para a realização das atividades de fisioterapia, porém precisou ser reforçado por meio de estratégias de competição após o quarto mês de intervenção. Os impactos desse estudo voltaram-se, principalmente, para nortear os profissionais sobre as potencialidades do uso de exergames com o público TEA e as novas estratégias que podem ser utilizadas para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, transformando os conteúdos densos, em leves e divertidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectJogos exergamespt_BR
dc.subjectMotricidadept_BR
dc.subjectEscala de desenvolvimento motorpt_BR
dc.titleAnálise do uso de exergames como recurso inovador na reabilitação de crianças pertencentes ao Espectro Autistapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMarçal, Márcio Alves-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3696434843618313pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9745050077461951pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to evaluate the effectiveness of using Virtual Reality (VR) through Nintendo Wii exergames performing physical therapy to improve motor skills in children on the autism spectrum (ASD) for 12 months. Virtual Reality (VR) is a technological solution that enables many applications. A few years ago, its resources began to be applied in the area of physiotherapy, with diversified applications in physical rehabilitation, presenting successful results and an expressive number of positive feedbacks, which evidences the improvement in the motivation and engagement of patients who participated in the short term. Thus, the need to investigate its potential in the application is evident for more extended periods. The research focused on exploring the possibilities presented by using the Virtual Reality Environment in motor rehabilitation, for 12 months, with weekly monitoring of the physiotherapy sessions. The sample consisted of five children, with ASD, verbal, without intellectual disability, aged between 7 and 11 years old, one female child and four males. The evaluation was carried out using the Motor Development Scale - MDS in two moments: at the beginning and the end of the research, with an interval of 10 months, and performed by a suitably qualified physiotherapist. During the sessions, fine motor skills, global motor skills, balance, body schema, spatial and temporal organization, and laterality were evaluated in each child. Thus, it was possible to measure the gains concerning motricity using exergames. At the beginning of the study, all children presented motor development below the normative average of the Motor Development Index. There was an improvement in the quality of performing daily tasks, a reduction in falls, and a significant improvement in the motivation to participate in physical education activities. Initially, there was motivation to perform physical education activities, but it needed to be reinforced through competition strategies after the fourth month of intervention. The impacts of this study were mainly to guide professionals about the potentialities of using exergames with the ASD public and the new strategies that can be used to engage, motivate behaviors, and facilitate people's learning in real situations, transforming dense content into light and fun.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3081728421145648pt_BR
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