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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49389
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Alex Maurício | - |
dc.contributor.author | MENEZES, Eduardo José Novaes | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-20T14:43:36Z | - |
dc.date.available | 2023-03-20T14:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Eduardo José Novaes. Wind turbine structural control. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49389 | - |
dc.description.abstract | A energia eólica é uma das fontes de energia mais importantes para suprir o consumo mundial de energia. A transição para um consumo de energia baseado em energia renovável levou ao desenvolvimento de turbinas eólicas (TEs) de grandes dimensões, com projetos estruturais de elevada flexibilidade. Nesse contexto, a análise e o controle estrutural de TEs têm papel fundamental na mitigação de cargas e no aumento da vida em fadiga da estrutura. Significativo esforço de pesquisa tem sido dedicado às questões do carregamento aero-elástico, simulação computacional de TEs, controle estrutural e redução de cargas estruturais. Esta tese está inserida neste campo de pesquisa, contribuindo com desenvolvimentos na análise estrutural e no controle em espaço de estados, controle H-infinito e controle preditivo baseado em modelo (MPC), aplicado às TEs. Portanto, a tese apresenta dois caminhos principais: (1) o desenvolvimento de uma ferramenta própria para a análise estrutural de turbinas eólicas, baseada em procedimentos de elementos finitos e (2) o desenvolvimento e aplicação de estratégias de controle para reduzir as cargas estruturais da TE, que são verificadas com base em simulações de vento turbulento. Os resultados mostram a efetividade e superioridade dos métodos de controle utilizados, apresentando uma regulação de velocidade do rotor adequada e a redução das cargas estruturais e das oscilações. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Turbinas eólicas | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Redução de carregamento | pt_BR |
dc.subject | Controle estrutural | pt_BR |
dc.title | Wind Turbine Structural Control | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0472025175096194 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5905967201590284 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Wind energy is one of the most important power sources in supplying world energy consumption nowadays. The transition to a clean-based energy has created the demand for wind turbines (WTs) of extremely large dimensions, with very flexible design. In this context, the structural analysis and control of WTs has a fundamental role in the mitigation of loads and increasing the fatigue life of the structure. Significant research has been devoted to the issues of aeroelastic loads, simulation software, structural control and load reductions of WTs. The present thesis is included in this field of research, contributing with developments in the structural analysis and in the state-space control, H-infinity control, and model predictive control (MPC) applied to WTs. Therefore, the thesis deals with two main pathways: (1) the development of a proprietary tool for the structural analysis of wind turbines, based on finite-element procedures and (2) the development and application of control strategies to reduce WT structural loads and the results of them in terms of WT fatigue damage, based on turbulent simulations. The results show an effectiveness and superiority of the WT advanced control strategies employed, demonstrating a good rotor speed regulation and reduction of structural loads and oscillations. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica |
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