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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49395
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Título: | Análise da (re)construção de mapas conceituais como estratégia na resolução de problemas de química |
Autor(es): | LIMA, Renan Lourenço de |
Palavras-chave: | Mapeamento conceitual; Aprendizagem; Resolução de problemas; Química; Ensino superior |
Data do documento: | 24-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIMA, Renan Lourenço de. Análise da (re)construção de mapas conceituais como estratégia na resolução de problemas de química. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente estudo é de natureza básica, caracterizado por um viés de cunho qualitativo em que buscou-se investigar a elaboração de mapas conceituais como estratégia para a resolução de uma situação-problema, relacionada ao tema “Combustíveis como fonte de energia”, com alunos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Química, na Universidade Federal de Pernambuco – CAA. Para a realização desse estudo foi necessário promover uma oficina sobre mapas conceituais, a fim de familiarizar os envolvidos quanto ao uso da ferramenta. Dividindo-se os participantes em dois grupos, propusemos através de diferentes atividades planejadas a (re)construção coletiva e sucessiva de três mapas conceituais, utilizando palavras/conceitos emergentes de debates sobre o tema proposto, a leitura e discussão de um texto sobre o tema, e o redirecionamento a resolução de uma situação-problema. Nos procedimentos metodológicos foram utilizados como instrumento de coleta de dados: elaboração de mapas conceituais, gravações em vídeo dos momentos de elaboração dos mapas, registros dos momentos discussões (de maneira verbal) realizadas durante o processo de elaboração dos mapas, bem como dos momentos de explicação da resolução da situação-problema proposta. Os dados obtidos nesse estudo foram transcritos e analisados a partir dos principais movimentos cognitivos da aprendizagem significativa. De acordo a análise dos dados, pudemos verificar que os mapas conceituais se constituem como uma ferramenta que fornece possibilidades de organização e construção de estratégias para o qual podem ser aplicadas a resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem de conteúdos de química, bem como de outras ciências, de forma que o processo de ensino-aprendizagem seja desafiador, motivador e significativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49395 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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