Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49529

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSANTOS, Joicy Lariça Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-03-30T12:24:34Z-
dc.date.available2023-03-30T12:24:34Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Joicy Lariça Gonçalves. A formação matemática dos cursos de pedagogia do Estado de Pernambuco: mapeamento da produção científica, análise do currículo e da relação institucional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49529-
dc.description.abstractO presente estudo objetivou investigar a configuração epistemológica da relação institucional ao saber da formação matemática dos cursos de Pedagogia do Estado de Pernambuco. Para tanto, recorreu-se ao formato alternativo de dissertação, o multipaper, que consiste em uma coletânea de artigos de fácil disseminação e acesso. Deste modo entregamos à comunidade científica quatro artigos autônomos, mas que se integram compondo a estrutura dessa produção. Para situarmos o leitor, iniciamos com o aporte teórico da pesquisa, que poderá também ser encontrado, na literatura dos artigos. O primeiro artigo da pesquisa é um estudo exploratório- descritivo desenvolvido a partir da perspectiva do Mapeamento em Pesquisa Educacional (especificamente o horizontal), que versará sobre os movimentos de pesquisa acerca da formação matemática dos cursos de Pedagogia no período de 2012 a 2022. A partir dos resultados do mapeamento, no segundo artigo realizamos um estudo analítico, cujo objetivo foi identificar as principais tendências e projetar perspectivas de pesquisas futuras acerca da formação matemática dos cursos de Pedagogia. Como perspectivas para pesquisas futuras surgiram que além de analisar a produção científica já desenvolvida e analisar a formação matemática dos cursos de Pedagogia presentes nos documentos, também investiguem a relação institucional ao saber da formação matemática dos cursos de Pedagogia. Diante dos resultados obtidos justificamos nosso problema de pesquisa e propomos, no terceiro artigo, investigar como é organizada a formação matemática dos cursos de Pedagogia do Estado de Pernambuco do ponto de vista do currículo e da carga horária, realizando um estudo exploratório-descritivo com técnica de análise documental, utilizamos o site do e-mec como meio de pesquisa para identificar os cursos de Pedagogia do Estado de Pernambuco e analisamos suas matrizes curriculares. No quarto artigo realizamos um estudo de natureza qualitativa, do tipo de pesquisa documental, buscando fazer uma análise da relação institucional ao saber da formação matemática dos cursos de Pedagogia das Instituições públicas Federais e Estaduais do Estado de Pernambuco a partir da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard. Para tanto, analisamos as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas que tratam dos conhecimentos matemáticos. Como principais resultados, podemos notar alguns indícios da relação institucional com a formação matemática nos Cursos de Pedagogia investigados. De modo geral, o nosso estudo mostrou que os 51 cursos de Pedagogia do Estado de Pernambuco na modalidade presencial ofertam disciplinas destinadas à formação matemática, essa formação se dá em um conjunto de disciplinas bastante diversificado e com diferenças entre as instituições na oferta de carga horária e disciplina. Os cursos ofertam entre 1,1% a 7,5% da carga horária total para a formação Matemática, distribuídos em uma (01) disciplina até quatro (04) disciplinas. Em relação às disciplinas, verificamos que o contrato institucional materializado nos documentos aponta para uma maior preocupação com objetos relacionados à formação pedagógica do conteúdo, seguida por disciplinas que apontam para o estudo do conteúdo matemático e os saberes curriculares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática – Conhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.titleA formação matemática dos cursos de pedagogia do Estado de Pernambuco : mapeamento da produção científica, análise do currículo e da relação institucionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0838094159881936pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to investigate the epistemological configuration of the institutional relationship to the knowledge of mathematical training in Pedagogy courses in the State of Pernambuco. For this purpose, an alternative dissertation format was used, the multipaper, which consists of a collection of easily disseminated and accessible articles. In this way, we deliver to the scientific community four autonomous articles, but which are integrated, composing the structure of this production. To place the reader, we start with the theoretical contribution of the research, which can also be found in the literature of the articles. The first article of the research is an exploratory-descriptive study developed from the perspective of Mapping in Educational Research (specifically the horizontal one), which will deal with the research movements regarding the mathematical training of Pedagogy courses in the period from 2012 to 2022. Based on the results of the mapping, in the second article, we carried out an analytical study, whose objective was to identify the main trends and project perspectives for future research on mathematical training in Pedagogy courses. As perspectives for future research, in addition to analyzing the scientific production already developed and analyzing the mathematical training of the Pedagogy courses present in the documents, they also investigate the institutional relationship with the knowledge of the mathematical training of the Pedagogy courses. In view of the results obtained, we justify our research problem and propose, in the third article, to investigate how the mathematical training of Pedagogy courses in the State of Pernambuco is organized from the point of view of curriculum and workload, carrying out an exploratory-descriptive study with the technique of document analysis, we used the e-mec website as a means of research to identify the Pedagogy courses in the State of Pernambuco and we analyzed their curricular matrices. In the fourth article, we carried out a study of a qualitative nature, of the type of documental research, seeking to make an analysis of the institutional relationship to the knowledge of the mathematical formation of the Pedagogy courses of the Federal and State Public Institutions of the State of Pernambuco from the Anthropological Theory of Didactics (TAD) by Yves Chevallard. For that, we analyzed the curricular matrices and the syllabi of the disciplines that deal with mathematical knowledge. As main results, we can note some evidence of the institutional relationship with mathematics training in the Pedagogy Courses investigated. In general, our study showed that the 51 Pedagogy courses in the State of Pernambuco in the face-to-face modality offer disciplines aimed at mathematical training, this training takes place in a very diverse set of disciplines and with differences between the institutions in the offer of hours and discipline. The courses offer between 1.1% and 7.5% of the total workload for Mathematics training, distributed in one (01) subject to four (04) subjects. Regarding the disciplines, we found that the institutional contract materialized in the documents points to a greater concern with objects related to the pedagogical training of content, followed by disciplines that point to the study of mathematical content and curricular knowledge.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Joicy Lariça Gonçalves Santos.pdf13,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons