Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49529

Share on

Title: A formação matemática dos cursos de pedagogia do Estado de Pernambuco : mapeamento da produção científica, análise do currículo e da relação institucional
Authors: SANTOS, Joicy Lariça Gonçalves
Keywords: Pedagogia; Professores - Formação; Matemática – Conhecimento e aprendizagem; Currículos; Pesquisa educacional
Issue Date: 15-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Joicy Lariça Gonçalves. A formação matemática dos cursos de pedagogia do Estado de Pernambuco: mapeamento da produção científica, análise do currículo e da relação institucional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente estudo objetivou investigar a configuração epistemológica da relação institucional ao saber da formação matemática dos cursos de Pedagogia do Estado de Pernambuco. Para tanto, recorreu-se ao formato alternativo de dissertação, o multipaper, que consiste em uma coletânea de artigos de fácil disseminação e acesso. Deste modo entregamos à comunidade científica quatro artigos autônomos, mas que se integram compondo a estrutura dessa produção. Para situarmos o leitor, iniciamos com o aporte teórico da pesquisa, que poderá também ser encontrado, na literatura dos artigos. O primeiro artigo da pesquisa é um estudo exploratório- descritivo desenvolvido a partir da perspectiva do Mapeamento em Pesquisa Educacional (especificamente o horizontal), que versará sobre os movimentos de pesquisa acerca da formação matemática dos cursos de Pedagogia no período de 2012 a 2022. A partir dos resultados do mapeamento, no segundo artigo realizamos um estudo analítico, cujo objetivo foi identificar as principais tendências e projetar perspectivas de pesquisas futuras acerca da formação matemática dos cursos de Pedagogia. Como perspectivas para pesquisas futuras surgiram que além de analisar a produção científica já desenvolvida e analisar a formação matemática dos cursos de Pedagogia presentes nos documentos, também investiguem a relação institucional ao saber da formação matemática dos cursos de Pedagogia. Diante dos resultados obtidos justificamos nosso problema de pesquisa e propomos, no terceiro artigo, investigar como é organizada a formação matemática dos cursos de Pedagogia do Estado de Pernambuco do ponto de vista do currículo e da carga horária, realizando um estudo exploratório-descritivo com técnica de análise documental, utilizamos o site do e-mec como meio de pesquisa para identificar os cursos de Pedagogia do Estado de Pernambuco e analisamos suas matrizes curriculares. No quarto artigo realizamos um estudo de natureza qualitativa, do tipo de pesquisa documental, buscando fazer uma análise da relação institucional ao saber da formação matemática dos cursos de Pedagogia das Instituições públicas Federais e Estaduais do Estado de Pernambuco a partir da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard. Para tanto, analisamos as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas que tratam dos conhecimentos matemáticos. Como principais resultados, podemos notar alguns indícios da relação institucional com a formação matemática nos Cursos de Pedagogia investigados. De modo geral, o nosso estudo mostrou que os 51 cursos de Pedagogia do Estado de Pernambuco na modalidade presencial ofertam disciplinas destinadas à formação matemática, essa formação se dá em um conjunto de disciplinas bastante diversificado e com diferenças entre as instituições na oferta de carga horária e disciplina. Os cursos ofertam entre 1,1% a 7,5% da carga horária total para a formação Matemática, distribuídos em uma (01) disciplina até quatro (04) disciplinas. Em relação às disciplinas, verificamos que o contrato institucional materializado nos documentos aponta para uma maior preocupação com objetos relacionados à formação pedagógica do conteúdo, seguida por disciplinas que apontam para o estudo do conteúdo matemático e os saberes curriculares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49529
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Joicy Lariça Gonçalves Santos.pdf13,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons