Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49551

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fatima Maria Leite-
dc.contributor.authorCABRAL, Karla Kely da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-31T15:50:09Z-
dc.date.available2023-03-31T15:50:09Z-
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.citationCABRAL, Karla Kely da Silva. Juventudes, educação e racismo: representações sociais de educação escolar e projetos de vida para estudantes do Ensino Médio [Integral] em Pernambuco. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49551-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo compreender as representações sociais de educação escolar e de projetos de vida dos estudantes da rede estadual do ensino médio [integral] em Pernambuco. O aporte teórico-metodológico da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, com enfoque na abordagem Estrutural, de Jean-Claude Abric. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Recife-PE com estudantes na faixa etária entre 14 e 19 anos, sendo 81 mulheres, 63 homens e 1 não-binário. A pesquisa foi qualitativa e plurimetodológica, caracterizou-se por três procedimentos na coleta e análise dos dados. Na primeira etapa, 145 estudantes responderam a uma ficha sociodemográfica e ao questionário de associação livre de palavras (QALP) no formato online. Na análise, utilizou-se o software RTemis, para análise de correspondências múltiplas (ACM), e o IRAMUTEQ na análise prototípica. Na segunda etapa, 13 estudantes participaram da entrevista semiestruturada online, à luz da análise de conteúdo de Bardin (2009). Na terceira etapa, houve a aplicação de uma escala de objetivos de vida para correlacionar as respostas às etapas de pesquisa. Os resultados apontaram que o ensino médio [integral] contribui de forma superficial para a construção do projeto de vida dos estudantes e os conteúdos ampliaram a concretização dos planos, embora reconheçam as fragilidades da escola pública; a educação escolar foi representada colaborando com os projetos de vida, por meio das relações sociais. Houve diferenciação entre escola pública e privada, na objetivação de desvalorização/valorização e inferioridade/ superioridade do desempenho escolar, respectivamente. A escola de referência foi ancorada como estratégia compensatória dentro da rede pública. Os sentidos compartilhados de educação escolar denotam, ainda, diferenças educacionais pelo pertencimento social e racial dos usuários. Os estudantes planejam seus projetos de vida de maneira gradativa, ‘esperandar’, a partir do seu campo de possibilidades, circunscrito histórico e culturalmente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectJovens negrospt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.titleJuventudes, educação e racismo : representações sociais de educação escolar e projetos de vida para estudantes do Ensino Médio [Integral] em Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6041072380057614pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0484091401612310pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis study has aimed to understand social representations of schooling and of life projects of full-time state high school students in Pernambuco, Brazil. The theoretical and methodological approach of the study was the Theory of Social Representations by Serge Moscovici, with a focus the Structural approach by Jean-Claude Abric. The study was performed in two schools in Recife, Pernambuco, with students between 14 and 19 years of age, with were 81 women, 63 men, and 1 non-binary. The study was qualitative and multi- methodological, characterized by three procedures in the collection and analysis of data. In the first stage, 145 students filled in a socio-demographic form and a free word-association test in the online format. For analyzing, RTemis software was used for multiple correspondence analysis and IRAMUTEQ for prototypical analysis. In the second stage, 13 students participated in a semi-structured online interview and the results were put under the lens of Bardin’s (2009) analysis of content. At the third stage, a scale of life objectives was applied to correlate the answers to phases of the study. The results show that full time high school study made a superficial contribution for students’ life project construction; school education collaborates by way of constructed social relationships. The content amplifies the realization of their plans, although they recognize the fragilities of public schools. A distinction between public and private schools was highlighted and students pinned a contrast to an axis of inferiority versus superiority contrast. Public schools pointed out as leading references were valued as a strategy to compensate. The elements of the central nucleus show a shared sentiment for educational differences due to social belonging and race. Situations of racism and/or other types of violence were created by fellow students and by some teachers too. The students display caution in their life project planning, ‘walking in hope’, in relation to the field of possibilities and where they are positioned historically and culturally.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Karla Kely da Silva Cabral.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons