Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49581
Comparte esta pagina
Título : | O despertar do cuidado humanizado nos estudantes de enfermagem : desdobramentos para pensar as experiências pessoais no processo formativo |
Autor : | OLIVEIRA, Andressa Galindo Alves de Melo |
Palabras clave : | Humanização dos serviços de saúde; Estudantes de enfermagem; Enfermeiros – Formação; Mobilização |
Fecha de publicación : | 2-mar-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLIVEIRA, Andressa Galindo Alves de Melo. O despertar do cuidado humanizado nos estudantes de enfermagem: desdobramentos para pensar as experiências pessoais no processo formativo. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | A presente pesquisa emerge da importância de formar enfermeiros mobilizados pelo cuidado humanizado. Tal importância se dá na perspectiva de que, embora esses profissionais da saúde detenham conhecimento sobre a humanização do cuidado em seus aspectos filosóficos, deontológico e políticos, desde o seu processo formativo, muitos não o têm como cerne da sua atuação. Diante desse pressuposto, surge a pergunta central que norteia esse estudo: o que é capaz de despertar o cuidado humanizado ainda na formação do estudante de enfermagem? Com a qual objetivou-se analisar os elementos capazes de despertar o cuidado humanizado, apontando uma nova perspectiva para transmiti-lo. Para alcançar esse objetivo recorreu-se, ao formato multipaper, do qual culminou três artigos independentes, com objetivos, metodologias e resultados próprios, porém, conectados entre si. O primeiro artigo trata-se de uma pesquisa exploratória desenvolvida a partir do mapeamento vertical, esse ensaio apresenta um esboço do panorama das diversas produções datadas de 2011 a 2020, objetivando enxergar os problemas analisados, as tendências teórico-metodológicas e as perspectivas para novas pesquisas acerca do ensino da humanização desse cuidado. O segundo artigo trata-se de uma pesquisa empírica cuja metodologia é o estudo de caso a partir da narrativa autorreflexiva actancial, proposta por C. Xypas (2013) de uma enfermeira docente que encontra sentido no cuidado humanizado, a partir de suas experiências mais marcantes. O terceiro artigo aprofunda o estudo realizado no segundo artigo através da busca por compreender como se dá a mobilização pelo cuidado humanizado e quais elementos estão imbuídos nesse processo, apoiada nas concepções de B. Charlot acerca dos três elementos propulsores da aprendizagem, entrelaçadas ao aprofundamento do conceito de Sentido em Viktor Frankl, por meio do mapeamento vertical interno associado a análise conceitual. Conclui-se, portanto, que o esforço empregado para promover mudanças no ensino do cuidado humanizado, na maioria das vezes, considera apenas o discurso de quem ensina sem levar em conta as experiências de quem aprende. Essa perspectiva nos inquieta a analisar o estudo de caso, apresentado como segundo artigo, que infere que para haver mobilização o estudante precisa encontrar sentido e valor no cuidado humanizado. Tal reflexão é aprofundada no terceiro artigo e aponta um papel significativo do professor em contribuir com o desenvolvimento dessa atitude, a partir da tomada de consciência de situações significativas vivenciadas pelos estudantes com o cuidado humanizado. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49581 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Andressa Galindo Alves de Melo Oliveira.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons