Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49591

Share on

Title: De pinóquios a alunos : discursos que modelam a criança da educação infantil
Authors: RODRIGUES, Viviane Lídia Monteiro
Keywords: Educação infantil; Subjetivação infantil; Criança- cultura; Ensino aprendizagem- criança
Issue Date: 27-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: RODRIGUES, Viviane Lídia Monteiro. De pinóquios a alunos: discursos que modelam a criança da educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A partir da preocupação com a infância vivida nas escolas públicas, aliada à experiência de ser professora da Educação Infantil, nasce o desejo de investigar este elemento subjetivo, “esquecido” no interior das salas de aula: o corpo. Numa perspectiva sócio-histórica, discutimos o conceito de infância criado junto com a modernidade (ARIÉS, 2012) e o processo de escolarização da infância. Considerando a escola como categoria de análise, cenário em que se modelam crianças, alunos, indivíduos e sujeitos, nascem as perguntas da pesquisa: como o tempo e o espaço escolar formam a criança? Como essa escola marca o corpo, a subjetividade infantil? Como essa criança escolar é representada no discurso das professoras? Como a criança-aluna é forjada no seio das políticas públicas e nos documentos oficiais que versam sobre a etapa da Educação Infantil? A criança, ao entrar na escola é atingida por diversos discursos (pedagógicos, religioso, médico, jurídico), que imprimem os papéis de aluno e de criança. E quando voltados para a ordem e disciplina deixam marcas, mais expressivamente, na constituição subjetiva da criança, em sua corporeidade. Em se tratando das classes populares, as práticas estão destinadas a submissão, ao disciplinamento, ao silêncio e a obediência. Com base foucaultiana – Bujes (2002), Souza (2007; 2010), Abramowicz (2016) e Arenhart (2016) –este trabalho busca abordar os processos de subjetivação infantil que atingem as crianças dentro da estrutura escolar. Como suporte teórico, entramos no campo das culturas infantis, através dos estudos de Manoel Sarmento (2002) e da Sociologia da Infância com contribuições de Jens Qvortrup (2010). Temos por objetivo desvelar como a escola, no corpo de suas práticas discursivas, opera na constituição da criança, enquanto sujeito aluno na Educação Infantil. Tentaremos apontar como a governamentalidade “entra” nos corpos infantis, através do dispositivo escolar, composto de discursos e técnicas disciplinares. Para tanto, elaboramos um “prisma discursivo” para saber dessa criança – construída pelos discursos científicos da Modernidade – que a consolidou como objeto de intervenção pedagógica, utilizando As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi (2002), como cenário da nossa escrita. Através do recurso literário, podemos trazer a criança do campo da literatura para a criança do discurso pedagógico contemporâneo. Para tanto, traremos o conjunto discursivo da professora de Educação Infantil sobre a escola e a infância contemporânea e os documentos oficiais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, no que se refere à Educação Infantil. Ao atravessarmos esse labirinto metodológico, o fio da infância foi o nosso guia durante a pesquisa, revelando-nos as intencionalidades educativas nas palavras e nos discursos sobre a criança. Desvelamos, também o conceito de experiência nas notas de Jorge Larrosa (2002) que, ao final nos serve para ampliar e intensificar os debates sobre a produtividade da criança escolar, a velocidade das informações e a pobreza de experiências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49591
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Viviane Lídia Monteiro Rodrigues.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons