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Título : Manifestação da ansiedade em testes de aptidão física em seleção de cargos de segurança pública
Autor : GOMES, Dasseve Felix
Palabras clave : Ansiedade; Desempenho; Sistema Límbico; Catecolaminas; Aptidão Física
Fecha de publicación : 26-oct-2022
Citación : GOMES, Dasseve Felix. Manifestação da ansiedade em testes de aptidão física em seleção de cargos de segurança pública. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Fisica Bacharelado, Departamento Educação Fisica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Estudos nas áreas da Educação, Educação Física, Psicologia, dentre outros, destacamos: Almeida, P. A. et al(2013); Andrade, L. H. S(2006); Bergerot, C. D.(2014), afirmam quando pessoas sofrem com ansiedade, muitas vezes, utilizam se valem de comportamentos de auto segurança, o que, em grande maioria não conseguem detectar. Expressam ansiedade para evitar que as demais pessoas que estejam no contexto onde está inserido não percebam, com isto compreende ser possível evitar constrangimentos na frente dos outros. Para o psicólogo clínico Friary (2017, pág. 2), [...] embora pareça que fazendo essas coisas ajuda a reduzir ansiedade, a longo prazo, o que acontece é que o medo se perpetua. Basicamente, que pode sobreviver dando uma palestra se você nunca olhar para o público então você sempre vai ter medo de falar em público. Motivado pelo objetivo de estudo, ansiedade, esta pesquisa toma por base teorias atuais e clássicas para seu desenvolvimento. Ao mergulhar na literatura, constatamos que, como os possíveis fatores são conhecidos, foi possível afirmar que existem estratégias para assegurar mudanças e ações preventivas da ansiedade. Segundo D'ÁVILA (2020, pág. 3), “as possibilidades estratégicas quanto aos processos patológicos que envolvem o transtorno de ansiedade, para embasar os profissionais quanto à ansiedade e aos seus tipos”. Na fonte deste autor, compreendemos que o primeiro passo é identificar os pontos críticos que vêm sendo percebidos de forma negativa pelos trabalhadores. A partir disso, pode-se desenvolver mudanças em vários aspectos. Neste contexto reflexivo, tomamos objeto de estudo a ansiedade. Spielberger (1966), considera possível detectar implicações em estudos na área da Educação Física, os quais apontam, precisamente sobre o desempenho esportivo. Para tanto, definimos por objetivo analisar como as manifestações de ansiedade interferem no desempenho de candidatos (as) durante os testes de aptidão física na seleção em cargos de segurança pública. A base metodológica é a Revisão de Literatura, como deliniamento revisão narrativa com os seguintes descritores em português: ansiedade, competição, desempenho, sistema límbico, catecolaminas, emoção, performance e teste de aptidão Física (TAF) e em inglês: anxiety, competition, performance, catecholamine, limbic system, emotion, através de bases de dados como LILACS, MEDLINE, Pubmed, Scielo.org, Science Direct e Google Acadêmico .
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49616
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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