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Título : Professores de Escolas Municipais do Recife e suas condições de trabalho no período de Pandemia do Coronavírus sob a ótica dos Direitos Humanos
Autor : QUINTAS, Amanda Miranda Melo da Mata
Palabras clave : Trabalho; Professores; Pandemia; Direitos Humanos
Fecha de publicación : 15-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : QUINTAS, Amanda Miranda Melo da Mata. Professores de Escolas Municipais do Recife e suas condições de trabalho no período de Pandemia do Coronavírus sob a ótica dos Direitos Humanos. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A presente pesquisa consistiu em analisar a importância para o trabalho docente no intuito de fazer com que os professores reflitam sobre os limites e avanços das condições do exercício de sua profissão, de modo a perceberem-se, na condição de professores das escolas públicas do Recife, como sujeitos de direito, e, em especial, como se sentiram em termos de valorização profissional no cenário da Pandemia do COVID-19. Esta pesquisa buscou inicialmente discutir sobre trabalho docente na perspectiva dos Direitos Humanos; identificar as ações do governo municipal do Recife para os professores de escolas públicas na pandemia do COVID-19; conhecer os aspectos sociais e econômicos que impactam o trabalho docente no Município do Recife- PE durante a pandemia do COVID-19, bem como refletir sobre as possibilidades e dificuldades do trabalho dos professores durante a crise pandêmica. O estudo se encaminhou metodologicamente por uma abordagem qualitativa, com natureza de pesquisa de campo, tendo como sujeitos de pesquisa docentes sindicalizados em escolas de Recife-PE, através de entrevista e observação como técnica de coleta de dados. A análise dos dados foi feita pelo método de interpretação de sentidos. Por meio dessa pesquisa apresentamos a importância da valorização do trabalho dos professores e de suas consciências como sujeitos de direito, visando a organização e implementação de políticas públicas que ofertem melhores condições de trabalho da profissão docente, como um direito humano. A partir das análises realizadas das falas dos entrevistados, percebe-se que o direito às boas condições de trabalho ainda não está perto de se concretizar. A falta de assistência, suportes técnicos e condições sociais e econômicas precárias para os professores e alunos contribuem para uma desvalorização dos educadores. Apesar de existirem aparatos legais, na prática, a economia e o cenário político vivenciado mostram-se de um total descaso com a educação.
Descripción : SILVA, Maria Sandra Montenegro, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49624
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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