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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49657

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Título: Teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica: validação de protocolo
Autor(es): MARTINS, Wiliane de Souza
Palavras-chave: Estudo de validação; Telemedicina; Fonoaudiologia; Transtornos de deglutição; Criança
Data do documento: 23-Jan-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARTINS, Wiliane de Souza. Validação de um protocolo de teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A disfagia infantil caracteriza-se por dificuldades na deglutição que podem gerar complicações na vida da criança desde questões psicossociais até o risco de sobrevivência, necessitando de assistência em seus diversos níveis e modalidades. A telefonoaudiologia tem se mostrado uma estratégia potencial de cuidado em saúde, sobretudo no cenário pandêmico, no qual o distanciamento social dificultou a assistência presencial. Entretanto, até o momento, são escassas as evidências científicas para apoiar a utilização da teleconsulta no contexto da disfagia. Nesse sentido o objetivo desse estudo foi validar um protocolo de orientações para uso em teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica. Estudo metodológico conduzido em duas etapas. Etapa 1: Revisão Sistemática para criação e estruturação do protocolo de orientações. Etapa 2: Criação do protocolo e validação de conteúdo por um corpo de juízes especialistas na área de disfagia e telefonoaudiologia, sendo a análise do dados realizada por meio do Índice de Validação do Conteúdo. Como resultados da Revisão Sistemática obteve-se que as orientações fonoaudiológicas que podem ser direcionadas aos pais e cuidadores de crianças com disfagia neurogênica propõem adequação postural, de consistência alimentar, dos utensílios, realização de manobras auxiliares na deglutição e ação educativa junto aos pais e cuidadores. Além disso, os estudos abordam questões singulares que permeiam o processo do cuidado em saúde. Como resultados da segunda etapa tem-se o protocolo de orientações organizado em domínios: domínio 1- gestão do cuidado e qualidade de vida dos pacientes e cuidadores; domínio 2- orientações sobre disfagia orofarígea neurogênica; domínio 3- medidas para promoção de alimentação segura (prevenção de episódios de aspiração pulmonar) e domínio 4- condutas de orientação para o manejo da disfagia. A partir dos resultados, conclui-se que este estudo permitiu a criação, validação e disponibilização de um instrumento com quatro domínios de orientações educativas para o apoio à assistência em disfagia pediátrica. O instrumento foi considerado válido pelos juízes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49657
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

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