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Título : Os impactos do ensino remoto emergencial no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Tecnologia : percepções de discentes e docentes
Autor : SANTOS, Mayara Wanessa Alves dos
Palabras clave : Inteligência computacional; Ensino remoto
Fecha de publicación : 22-dic-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Mayara Wanessa Alves dos. Os impactos do ensino remoto emergencial no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Tecnologia: percepções de discentes e docentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Em março de 2020, diversos países vivenciaram uma crise devido a pandemia da COVID-19. No Brasil não foi diferente, em consequência do alto nível de contágio do vírus, o controle da pandemia exigiu o isolamento social, afetando o ensino em todos os níveis. Com isso, a educação passou por mudanças significativas. Diante deste cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras necessitaram de uma reformulação nas práticas pedagógicas, promovendo ações, buscando estratégias e recorrendo ao auxílio das ferramentas digitais para que possibilitassem o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desse modo, esta dissertação tem como objetivo investigar as percepções de discentes e docentes dos cursos de Tecnologia de IES sobre os impactos do ERE no processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, foi utilizado uma pesquisa quali-quantitativa abordando docentes que atuaram no Ensino Superior e discentes que tiveram aulas durante o período do ensino remoto emergencial. Nesse estudo, o instrumento de coleta utilizado foi um questionário online com perguntas objetivas e discursivas, obtendo a participação voluntária de 126 docentes e 366 discentes de diversas Instituições Federais. Baseado nos dados obtidos nesta pesquisa, fornecemos orientações e elaboramos um conjunto de diretrizes para auxiliar gestores e professores no planejamento para o ensino remoto, caso seja necessário. Os resultados obtidos sob a ótica dos discentes, confirmam que o ERE requer um planejamento adequado, divisão de tarefas e trabalhos em grupos. Os docentes mencionaram a falta de interação dos discentes e o baixo engajamento como os principais desafios enfrentados durante as aulas síncronas. Também indicaram fatores como a sobrecarga de trabalho, o despreparo tecnológico, a infraestrutura inadequada e falta de apoio Institucional durante o ERE.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49665
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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