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Título: Utilização de tecnologias digitais na educação : contribuições para a inclusão digital dos jovens atendidos em uma unidade de tecnologia na educação e cidadania do Recife
Autor(es): SILVA, Evandro Pereira da
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Inclusão digital; Cidadania; UTEC; COMPAZ
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Evandro Pereira da. Utilização de tecnologias digitais na educação: contribuições para a inclusão digital dos jovens atendidos em uma unidade de tecnologia na educação e cidadania do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A utilização de Tecnologias Digitais (TD) na educação contribui com o desenvolvimento de diversas habilidades, consciência crítica, empoderamento dos sujeitos, bem como facilitam a aprendizagem e funcionam como importantes instrumentos de mobilização social (SILVEIRA, 2008; PLETSCH; OLIVEIRA; COLACIQUE, 2020; LEMOS, 2005; entre outros). Este trabalho investigou as contribuições do uso de Tecnologias Digitais para a inclusão digital dos jovens atendidos em uma Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania situada na capital pernambucana. Para dar conta dos objetivos propostos nesta pesquisa, realizamos um estudo de caso sobre a unidade de tecnologia instalada no Centro Comunitário da Paz do bairro Alto Santa Terezinha, em Recife. Foram escolhidos como sujeitos da pesquisa jovens entre 15 e 29 anos de idade moradores do referido bairro e circunvizinhanças, que concluíram com aproveitamento algum curso ofertado pela unidade de tecnologia em tela, nos anos de 2019 e 2021. O tratamento dos dados coletados em campo foi ancorado na Análise de Conteúdo de Bardin (1997). Através deste estudo, constatamos que as contribuições do uso de Tecnologias Digitais para a inclusão digital dos jovens perpassam aspectos sociais, técnicos e econômicos de suas vidas. As contribuições do uso de Tecnologias Digitais na unidade de tecnologia estudada e identificadas neste trabalho foram: elevação da autoestima dos jovens, construção de sua autonomia, desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, desenvolvimento socioemocional, aquisição de conhecimentos sobre educação financeira, conhecimentos sobre o uso de TDs, construção de competências digitais, formação e desenvolvimento profissional. Apreendemos também que o uso destas tecnologias deve ser acompanhado pela renovação das práticas educativas, reestruturação física das escolas, oferta de formação inicial e continuada que prepare o professor para tal uso, garantia do desenvolvimento cognitivo dos educandos e construção de sua autonomia. Por fim, concluímos que o modelo da unidade de tecnologia ora investigada deve ser replicado para as escolas regulares por ser um exemplo eficiente de promoção de inclusão digital e social através da utilização de Tecnologias Digitais na educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49674
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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