Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49681
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PESSOA, Ana | - |
dc.contributor.author | LUNA, Bruna | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T20:47:39Z | - |
dc.date.available | 2023-04-14T20:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-05 | - |
dc.identifier.citation | LUNA, Bruna. PNBE e PNLD obras literárias: análise dos critérios de seleção dos livros literários para a educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49681 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar a edição do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) - Obras Literárias na edição do ano de 2014 para a Educação Infantil e as edições de 2018 e 2022 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) – Obras literárias, para a Educação Infantil, verificando as mudanças e permanências nos critérios de avaliação dessas edições do Programa e as consequentes implicações para o tipo de obras selecionadas em cada uma delas. A pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, porém também foram utilizados alguns dados que deram suporte a esta análise. A metodologia usada está baseada na análise documental. A análise dos editais dos respectivos programas apresenta diferenças ao longo das edições em relação aos critérios de seleção de obras literárias. Observamos que essas alterações impactaram na qualidade das obras no sentido de simplificar e generalizar os parâmetros de avaliação das mesmas. Além disso, observamos uma redução no quantitativo de obras distribuídas ao longo dos anos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | PNBE | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Literária | pt_BR |
dc.title | PNBE e PNLD obras literárias : análise dos critérios de seleção dos livros literários para a educação infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7067577040419696 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the edition of the National School Library Program (PNBE) - Literary Works in the 2014 edition for Early Childhood Education and the 2018 and 2022 editions of the National Book and Teaching Material Program (PNLD) – Literary works, for Early Childhood Education, verifying the changes and permanence in the evaluation criteria of these editions of the Program and the consequent implications for the type of works selected in each one of them. The research was based on a qualitative approach, but some data that supported this analysis were also used. The methodology used is based on documental analysis. The analysis of the public notices of the respective programs shows differences throughout the editions in relation to the selection criteria of literary works. We observed that these alterations had an impact on the quality of the works in the sense of simplifying and generalizing their evaluation parameters. In addition, we observed a reduction in the number of works distributed over the years. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruna Ladjane Macêdo Luna.pdf | 192,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons