Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49681

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Ana-
dc.contributor.authorLUNA, Bruna-
dc.date.accessioned2023-04-14T20:47:39Z-
dc.date.available2023-04-14T20:47:39Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.date.submitted2023-04-05-
dc.identifier.citationLUNA, Bruna. PNBE e PNLD obras literárias: análise dos critérios de seleção dos livros literários para a educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49681-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a edição do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) - Obras Literárias na edição do ano de 2014 para a Educação Infantil e as edições de 2018 e 2022 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) – Obras literárias, para a Educação Infantil, verificando as mudanças e permanências nos critérios de avaliação dessas edições do Programa e as consequentes implicações para o tipo de obras selecionadas em cada uma delas. A pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, porém também foram utilizados alguns dados que deram suporte a esta análise. A metodologia usada está baseada na análise documental. A análise dos editais dos respectivos programas apresenta diferenças ao longo das edições em relação aos critérios de seleção de obras literárias. Observamos que essas alterações impactaram na qualidade das obras no sentido de simplificar e generalizar os parâmetros de avaliação das mesmas. Além disso, observamos uma redução no quantitativo de obras distribuídas ao longo dos anos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPNBEpt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Literáriapt_BR
dc.titlePNBE e PNLD obras literárias : análise dos critérios de seleção dos livros literários para a educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7067577040419696pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the edition of the National School Library Program (PNBE) - Literary Works in the 2014 edition for Early Childhood Education and the 2018 and 2022 editions of the National Book and Teaching Material Program (PNLD) – Literary works, for Early Childhood Education, verifying the changes and permanence in the evaluation criteria of these editions of the Program and the consequent implications for the type of works selected in each one of them. The research was based on a qualitative approach, but some data that supported this analysis were also used. The methodology used is based on documental analysis. The analysis of the public notices of the respective programs shows differences throughout the editions in relation to the selection criteria of literary works. We observed that these alterations had an impact on the quality of the works in the sense of simplifying and generalizing their evaluation parameters. In addition, we observed a reduction in the number of works distributed over the years.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruna Ladjane Macêdo Luna.pdf192,22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons