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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49699
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Título: | (Re)construção do currículo e a empregabilidade no Brasil |
Autor(es): | ARRUDA, Geyza D’ávila |
Palavras-chave: | Cultura; Desenvolvimento curricular; Empregabilidade |
Data do documento: | 5-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARRUDA, Geyza D’Àvila. (Re)construção do currículo e a empregabilidade no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Partindo da problemática entre formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho, materializada na educação por competências e na possibilidade de esta ser vetor de empregabilidade, o projeto de tese intitulado (Re)construção do currículo e a empregabilidade no Brasil, em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, da Universidade do Minho, tem como proposta a investigação para identificar as possibilidades e os limites do currículo como vetor de formação da empregabilidade no curso de graduação em Administração, no Brasil. A revisão da literatura incide em termos-chave como mercado, mercado de trabalho, empregabilidade, competências, educação superior e currículo, cujo desenvolvimento é realizado a partir de uma abordagem interdisciplinar. Especificamente sobre currículo, são focadas as concepções presentes na literatura, considerando a relação entre currículo, formação acadêmica e mercado, além de considerar o caráter das determinações estatais sobre currículo como política pública de regulação da educação superior. A metodologia é de natureza qualitativa e quantitativa. Em relação ao paradigma qualitativo, buscou-se, na análise dos dados, uma aproximação das técnicas de análise crítica do discurso e da análise de conteúdo, com destaque para a análise documental, a partir de um corpus documental extraídos da organização curricular de um curso de ensino superior no Brasil. Em nexo ao paradigma quantitativo, foram aplicados métodos de estatística descritiva na sistematização e interpretação do conjunto de dados recolhidos, por meio de médias e indicadores de proporcionalidade. No estudo empírico, as entrevistas estruturadas foram realizadas com 3 gestores acadêmicos, 3 sujeitos de agências integradoras, 6 sujeitos do âmbito mercado e de inquérito aplicado a 155 alunos do Curso de Administração, assim como, ao nível das técnicas de análise de resultados, para a análise de conteúdo. Como principais conclusões destacam-se: a polissemia do conceito de competência implicando em dificuldade de sua delimitação teórica; a possibilidade potencial do currículo ser um vetor da empregabilidade; a assimetria da relação entre mercado e educação em termos de autonomia, indicando o predomínio do primeiro em relação ao segundo; desafios para a efetivação de uma prática pedagógica visando a formação baseada em competências no ensino superior. O trabalho aponta, ainda, pistas para ações institucionais na perspectiva de reformas, com total integração do corpo docente, tanto nas diretrizes curriculares, quanto na prática pedagógica das unidades curriculares no curso de Administração. |
Descrição: | PACHECO, José Augusto, também é conhecido em citações bibliográficas por: PACHECO, José Augusto de Brito. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49699 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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