Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49709

Compartilhe esta página

Título: Robótica educacional no ensino de matemática : mapeamento da produção científica e proposição de framework teórico-metodológico
Autor(es): NUNES, Italo Luan Lopes
Palavras-chave: Mapeamentos (Matemática); Robótica; Inovações educacionais; Pesquisa educacional; Solução de problemas; Matemática – Estudo e ensino
Data do documento: 15-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NUNES, Italo Luan Lopes. Robótica educacional no ensino de matemática: mapeamento da produção científica e proposição de framework teórico-metodológico. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Considerando um robô como um dispositivo multifuncional projetado para execução de uma imensa variedade de tarefas, e a robótica como a ciência que estuda as tecnologias associadas às concepções e construções de robôs, facilmente podemos identificar que esses dois conceitos estão imensamente inseridos no atual desenvolvimento da sociedade como um todo, desta forma, torna-se evidente a necessidade de utilizá-los com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, em especial de matemática. O objetivo deste estudo foi de sistematizar uma proposta metodológica para a utilização da Robótica Educacional (Rob-Ed) no ensino de Matemática a partir do panorama e cenário desta temática na literatura cientifica brasileira, através do catálogo de teses e dissertações da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Para isso, realizamos um mapeamento horizontal, estudo exploratório-descritivo, para esboçar um panorama da produção científica sobre o tema Robótica Educacional. Esse panorama foi fundamental para identificar quem produziu (teses e dissertações), onde e quando, além da evolução dessa produção científica e sua distribuição por região e instituições. Em seguida, realizamos o mapeamento vertical, estudo analítico, para investigar o cenário específico da utilização da Rob-Ed no contexto do ensino de Matemática. A partir desses estudos, identificamos tendências teóricas e metodológicas possibilitando compreender os diferentes contextos de estudo e pesquisa sobre a Rob-Ed. Por fim, a partir desses resultados, pudemos avançar na elaboração de framework teórico-metodológico como proposta de utilização da Rob- Ed aliada a resolução de problemas abertos como metodologia para o ensino de Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49709
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Italo Luan Lopes Nunes.pdf6,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons