Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49738

Share on

Title: Visões deformadas da ciência sobre relatividade restrita em manuais didáticos.
Authors: CORACIARA, Rawhadson Felipe Machado
Keywords: Ciência - Estudo e ensino; Física - Estudo e ensino; Relatividade (Física); Livros didáticos; Professores - Formação; Aprendizagem
Issue Date: 16-Sep-2016
Citation: CORACIARA, Rawhadson Felipe Machado. Visões deformadas da ciência sobre relatividade restrita em manuais didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Abstract: É comum encontrarmos na literatura referências que remetem o ensino das Ciências à mera transmissão propedêutica de conhecimentos, ou seja, a um contexto reducionista em que são ignorados tanto os aspectos epistemológicos quanto as relações entre a ciência e a tecnologia. Este fato tem conduzido estudantes e/ou futuros docentes a edificarem concepções sobre as Ciências que não correspondem à real natureza do trabalho científico; tais modelos, além de equivocados, vêm a tornar-se obstáculos para as relações de ensino e aprendizagem das mesmas, sendo reforçados por manuais didáticos que servem de base, por exemplo, para o ensino de disciplinas de Física básica. Nesse trabalho pretendemos identificar alguns dos possíveis equívocos para a compreensão das Ciências a partir da análise de quatro livros de Física Geral IV do ensino superior. Para tanto, foram apreciados alguns de seus capítulos por intermédio de categorias criadas a partir do tipo de „visões deformadas‟ que os livros apresentam. Através desse estudo constatamos que todos os livros apresentam visões deformadas da ciência e da tecnologia, sejam elas por ação ou por omissão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49738
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CORACIARA, Rawhadson Felipe Machado.pdf767,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons