Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49756

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSANTOS, Ívia Mayara Morais dos-
dc.date.accessioned2023-04-25T12:54:08Z-
dc.date.available2023-04-25T12:54:08Z-
dc.date.issued2023-03-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Ívia Mayara Morais dos. Elementos e efeitos do contrato didático: uma análise das relações frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1o grau. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49756-
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo foi de analisar as relações contratuais entre o professor e os alunos, frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1o grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Para tanto, optamos pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francesa: a noção de Contrato Didático. Nossa pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com uma professora e seus alunos de uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Pesqueira – PE. Para atender aos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de entrevistas semiestruturadas com os participantes e a observação das aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1o grau. A partir dos dados alcançados, compreendemos melhor como se dá o contrato didático, nesse contexto, observando os elementos e efeitos que surgem na relação didática. Além disso, os resultados apontam que a elaboração de problemas, a qual havíamos indicado como pressuposto, de que é uma atividade não usual na sala de aula investigada, revelou-se como uma ruptura do contrato já estabelecido, levando à algumas mudanças de pensamento e de comportamento dos participantes, desde o planejamento da professora até a devolução por parte do aluno.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquações – Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleElementos e efeitos do contrato didático : uma análise das relações frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1o graupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7397898230851453pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this study was to analyze the contractual relations between the teacher and the students, in view of the content resolution and elaboration of problems involving polynomial equations of the 1st degree, from the perspective of the elements and effects of the Didactic Contract. For that, we opted for the theoretical framework of Didactics of Mathematics of French origin: the notion of Didactic Contract. Our research with a qualitative approach was carried out with a teacher and her students from an 8th grade class of Elementary School in a state school in the city of Pesqueira - PE. In order to meet the objectives of this study, it was necessary to carry out semi-structured interviews with the participants and observe the classes related to content resolution and elaboration of problems involving polynomial equations of the 1st degree. From the obtained data, we better understand how the didactic contract takes place, in this context, observing the elements and effects that arise in the didactic relationship. In addition, the results indicate that the elaboration of problems, which we had indicated as an assumption, that it is an unusual activity in the investigated classroom, proved to be a breach of the already established contract, leading to some changes in thinking and of the participants' behavior, from the teacher's planning to the return by the student.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ívia Mayara Morais dos Santos.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons