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Título: Melhoria de consumo de combustível de um veículo a combustão através de redução na potência parasítica do sistema de arrefecimento
Autor(es): BRAYNER, Pedro Henrique Almeida
Palavras-chave: Engenharia mecânica; Eficiência energética; Consumo de combustível; Potência parasítica; Sistema de arrefecimento
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BRAYNER, Pedro Henrique Almeida. Melhoria de consumo de combustível de um veículo a combustão através de redução na potência parasítica do sistema de arrefecimento. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de melhoria de eficiência energética através da redução das perdas parasíticas do sistema de arrefecimento motor por meio de uma nova estratégia de acionamento de uma bomba d’água de dois estágios associada a um eletroventilador variável. A análise do ganho de consumo de combustível foi realizada com base em um veículo com características médias entre os demais hatches 1.0L disponíveis no mercado brasileiro e teve foco e em condições de condução urbana. Para tal, foi implementada uma metodologia que busca minimizar a potência absorvida com a circulação forçada de água no sistema, mas com a manutenção da rejeição térmica para o ambiente através da compensação por meio de incremento na vazão de ar no radiador do veículo. Desta forma é possível obter uma redução líquida na perda parasítica, principalmente em baixa velocidade, condição típica de trajetos urbanos, ao evitar saturação na troca térmica no lado do ar do trocador de calor. Os resultados deste trabalho indicam diminuição na potência absorvida pelo sistema de arrefecimento de até 80% e melhoria do consumo de combustível da ordem de 1,2% a 1,4% quando em ciclos de condução urbana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49762
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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