Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49771

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSILVA, Carla Gabriela Morais da-
dc.date.accessioned2023-04-26T11:25:47Z-
dc.date.available2023-04-26T11:25:47Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.date.submitted2023-04-25-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Gabriela Morais da. A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e a utilização de sequência didática para o ensino de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49771-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como intenção investigar em que medida a aprendizagem de ciências pode contribuir com a Alfabetização Cientifica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para trabalhar, a partir dessa intenção e que se constituiu nossa questão básica de pesquisa, definimos como objetivo geral desenvolver uma sequência didática como estratégia no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando um momento de aprendizagem prazeroso, crítico e criativo na vivência de sala de aula para promover a Alfabetização Cientifica. Assim tomamos como objetivos específicos: realizar um levantamento bibliográfico dessa temática, que terá como intencionalidade de identificar as principais abordagens na área de alfabetização cientifica no contexto dos anos iniciais. Bem como identificar as habilidades necessárias para a classificação de uma pessoa alfabetizada cientificamente, e assim elaborar e vivenciar a sequência didática com os alunos e alunas. A metodologia de pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, e teve como instrumento para coleta/produção dos dados a aplicação de experimento, questionário de questões abertas e uma roda de diálogo; os participantes da pesquisa foram alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública Municipal de Caruaru. E nos achados encontramos uma experiência rica em possibilidades, reveladoras do quanto é possível vivenciar um ensino de ciências crítico e de situações didáticas que fortalecem a investigação como caminho de uma aprendizagem prazerosa e criativa, fortalecendo o quanto a criança está aberta a ambientes que consubstanciam um ensino problematizador.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.titleA alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e a utilização de sequência didática para o ensino de ciências.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3427355495945997pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxThis paper had as intention to investigate to what extent the Scientific Literacy can contribute with the learning of sciences in the initial years of the Elementary School. In order to work from this intention and that was our basic research question, we defined as a general objective to develop a didactic sequence as a strategy in the teaching of science in the initial years of Elementary Education, providing a moment of scientific literacy that could for promote an environment of creative, critical and creative learning in the classroom experience. Thus we have as specific objectives: to carry out a bibliographical survey of this theme, which will have as an intentionality to identify the main approaches in the area of scientific literacy in the context of the initial years. As well as identifying the necessary skills to classify a scientifically literate person, and thus elaborate and experience the didactic sequence with the students. The research methodology was based on a qualitative approach, and had as instrument for data collection / production the application of experiment, questionnaire of open questions and a dialogue wheel; the participants of the research were students of a 5th year of Elementary School of the public network Municipal de Caruaru. And they have given us an experience rich in possibilities, revealing what is possible to experience a teaching of critical skills and situations that strengthen research as a path of pleasurable and creative learning, strengthening how much a child is open to an environment that consubstantiate teaching problematizing.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Carla Gabriela Morais da.pdf650,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons